Parceria

Em parceria com a Comgás, CRS Brands adota nova caldeira a gás natural

Iniciativa substitui óleo combustível por gás natural com ganhos ambientais e operacionais; medida reduz as emissões de CO2, de dióxido de enxofre e de material particulado, além de consumo de água.

Assessoria/Redação
20/05/2016 18:32
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A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), a CRS Brands e a fabricante de caldeiras Miura firmaram na manhã de quinta-feira (19/06), em Jundiaí, uma parceria que viabiliza, a partir de julho, a implementação de uma nova caldeira na planta industrial da CRS Brands, produtora da Sidra Cereser e de marcas como o vinho Dom Bosco e a vodka Kadov.

Com a iniciativa, a indústria substitui as antigas caldeiras movidas a óleo combustível - usadas até então para a geração de vapor no processo de fabricação de bebidas e aquecimento de água - por outra completamente nova, funcionando 100% a gás natural, com ganhos ambientais.

A novidade irá reduzir o consumo de água no processo fabril e, principalmente, o nível de emissões de poluentes. De acordo com estimativas da Comgás, a redução será de 32,18% na emissão de dióxido de carbono (CO2). A queda na emissão de material particulado chegará a 96,26% e de dióxido de enxofre (SO2) a significativos 99,91%.

Esses números foram calculados considerando o volume de gás natural capaz de gerar energia equivalente às 47 toneladas/mês anteriomente utilizadas de óleo combustível (OCA-1), seguindo critérios da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA) para estimar a emissão teórica e estequiométrica. O volume contratado é de 50.000 m³/mês.

Outros ganhos com a nova fonte energética são de ordem operacional. De acordo com o diretor Comercial, de Expansão e de Relacionamento com Cliente da Comgás, Marcus Bonini, uma das vantagens para a CRS Brands é a garantia de suprimento.

"Por ser canalizado, o gás natural tem fornecimento contínuo, 24 horas. Esse fator elimina preocupações antigas com a reposição de combustível e a estocagem, o que aumenta a segurança e a eficiência operacional a um custo bastante competitivo", explica Bonini.

A instalação da caldeira movida a gás natural é parte do Programa de Gestão Ambiental implementado na CRS Brands em 2010, com objetivo de adotar práticas que ajudem a reduzir o consumo de água, energia e emissão de gases efeito estufa, sem comprometer o processo produtivo. Em cinco anos, o projeto resultou em uma redução de 30% no consumo de água da unidade e 22% na emissão de efluentes.

"A preocupação com uma produção sustentável é muito mais do que uma questão de economia, é uma necessidade para as indústrias e uma responsabilidade social. A CRS Brands acredita que investir em projetos como a caldeira ecológica, em conjunto com a Comgás e a Miura, é fundamental para assegurar excelência na produção e, ao mesmo tempo, respeitar o meio ambiente", afirma Carlos Molina, diretor industrial da empresa.

A caldeira a gás natural é fabricada pela Miura. Por ser modular, consegue adequar a produção de vapor conforme a demanda da linha de produção. O equipamento requer menos consumo de gás já que possui menor perda com partidas a frio e apresenta menos perda por radiação.

Com o negócio, a CRS passa a ser o 38º cliente industrial da Comgás em Jundiaí. Em toda a área e concessao, a Companhia totaliza mais de 1.100 clientes nesse segmento. "Somos especialistas em energia e procuramos apresentar soluções adequadas às necessidades do negócio. Ficamos orgulhosos em ter a CRS Brands - uma referência no setor e na região - como o nosso mais novo cliente", completa Marcus Bonini, diretor Comercial, de Expansão e de Relacionamento com Cliente da Comgás.

Sobre a Comgás

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) trabalha para ser a melhor alternativa energética para as pessoas, as empresas e a sociedade, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a Comgás atende mais de 1,6 milhão de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A Companhia possui mais de 13 mil quilômetros de rede de distribuição em 80 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração. Site: www.comgas.com.br

Comgás em Jundiaí

A Comgás abastece Jundiaí desde o ano 2000 e já atende a mais de 35 mil clientes na cidade.

São 38 indústrias, seis postos de GNV, 256 pequenos comércios, dois estabelecimentos comerciais de grande porte (shoppings), um cliente de cogeração e mais de 35.257 mil residências, dentre moradores de casas e de condomínios.

Dos 38 clientes industriais em Jundiaí, seis são do segmento de bebidas e alimentos, totalizando um volume total de consumo de 950.000 m³/mês.

Sobre o gás natural

O gás natural é utilizado em residências, no comércio, em indústrias e veículos, e para a geração e cogeração de energia. Nas indústrias, diminui os custos de operação e manutenção em relação a outros energéticos. Tem fornecimento contínuo, garantindo a produtividade em indústrias, comércios e postos de abastecimento, e mais conforto a clientes residenciais.

Devido à sua composição, o gás natural produz queima limpa e uniforme, com muito menos fuligem, particulados e outras substâncias que prejudicam o meio ambiente. É um energético limpo que gera baixíssima emissão de poluentes e melhora sensivelmente as condições ambientais, contribuindo para a redução de emissões dos gases de efeito estufa (GEE).

De acordo com números apresentados pela Comgás durante a 21ª Conferência do Clima (COP21), a adoção desse energético pela indústria paulista entre os anos de 2002 e 2014 possibilitou a redução de 45 Mton de CO2. Em 2014, o gás natural comercializado no segmento industrial - somente pela Comgás - contribuiu para reduzir a emissão em 3,7 MtonCo2. Este volume corresponde a 19,9% da meta fixada pela Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) para reduzir o nível de emissões de gás carbônico (CO2) no estado de São Paulo.

Mais leve que o ar limpo, o gás natural garante mais segurança frente aos óleos combustíveis. Como é canalizado não precisa ser armazenado em centrais de abastecimento.

Sobre a CRS Brands

Produtora da famosa Sidra Cereser, é dona da maior linha de envase de espumantes do mundo, com capacidade para produzir até 65 mil litros/hora. Uma das mais expressivas indústrias brasileiras de bebidas alcoólicas da América Latina, é também detentora das marcas Chuva de Prata, do vermouth Cortezano, das vodkas Kadov e Roskoff, do aguardente 88, do aperitivo com malte whisky Chanceler, além dos tradicionais vinhos Dom Bosco e Massimiliano. Com unidades fabris em Jundiaí (SP) e em Suape (PE), que juntas somam capacidade para armazenar até 20 milhões de litros, seus produtos são exportados para mais de 40 países na América Latina, África e Ásia. Site: www.crsbrands.com.br

Sobre Miura

A Miura é uma fabricante japonesa de caldeiras industriais para geração de vapor fundada em 1959. Sua missão é de oferecer aos clientes, soluções voltadas a eficiencia energética, segurança e redução de danos ao meio ambiente.

Detentora de mais de 60% do market share de caldeiras compacto/modular no Japão, vem expandindo gradativamente negócios em ambito global. Hoje, com aproximadamente 150 mil caldeiras em operação no mundo, a Miura conta com oito fábricas para atender a demanda de soluções eficientes e ecologicas na geração de vapor das industrias nos quatro continentes.

No Brasil, começou suas operações no ano de 2012, na cidade de Jundiaí, com escritório de vendas e manutenção das caldeiras Miura. Atualmente conta com mais de 60 caldeiras em operação no Brasil, dentro de grandes industrias, gerando economias e reduções nas emissões de gases.

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