Porto de Santos

Embraport busca a vice-liderança

Animada pela expectativa de ritmo acelerado no crescimento dos volumes de contêineres no porto de Santos, a Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport), que inaugurou as operações em julho, pretende movimentar no próximo ano o equivalente entre 60% e 70%

Valor Econômico
05/08/2013 14:44
Visualizações: 620
Animada pela expectativa de ritmo acelerado no crescimento dos volumes de contêineres no porto de Santos, a Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport), que inaugurou as operações em julho, pretende movimentar no próximo ano o equivalente entre 60% e 70% de sua capacidade, em busca da vice-liderança entre os terminais de contêiner na área de influência do porto paulista - a maior porção da companhia está fora do porto organizado. O líder em movimentação é o Tecon Santos, da Santos Brasil, seguido atualmente pela Libra.

A Embraport é a maior instalação privada do Brasil com capacidade combinada para contêineres e líquidos, com oferta para movimentar 1,2 milhão de Teus (contêiner de 20 pés) por ano. Uma expansão, ainda sem data marcada, irá elevar essa capacidade para 2 milhões de Teus.

Um consórcio de sete armadores foi formado com três linhas ligando o Extremo Oriente ao porto de Santos - duas delas por meio de escalas na Embraport. Compõem o consórcio Maersk Line, Safmarine, Hamburg Süd, CSAV, CMA-CGM, China Shipping Container Lines, Hanjin, CCNI e Hapag LLoyd. O serviço conta com duas rotas operando na Embraport com três escalas semanais. Além de Santos, a primeira linha também atenderá os portos de Xangai, Ningbo, Yantian, Chiwan, Cingapura, Itapoá (SC) e Hong Kong. Já a segunda linha do consórcio escalará os portos de Busan, Xangai, Ningbo, Yantian, Hong Kong, Tanjung Pelepas, Cingapura, Itaguaí (RJ), Itapoá, Itajaí (SC) e Paranaguá (PR). O primeiro navio a operar essa rota atracará na Embraport amanhã (6).

"Estamos conversando com armadores para fechar outras operações, mas nossa prioridade hoje é o serviço para a Ásia", disse ao 'Valor' Ernst Schulze, presidente da empresa, sem detalhar os termos do acordo. No ambiente portuário santista, as companhias de navegação estão com alto poder de barganha para negociar preços com os terminais. "Foi um acordo bom para ambos os lados", limitou-se a dizer.

Schulze não faz prognóstico de movimentação para este ano, cujas operações foram afetadas pelos protestos de trabalhadores avulsos contra o modelo de contratação da Embraport via CLT. Mas estima utilizar, em 2014, até 70% da capacidade do terminal, o que atingiria 840 mil Teus.

O executivo enxerga dois fatores para o rápido crescimento: o esgotamento de oferta atual em Santos diante de uma demanda crescente, sobretudo por conta do avanço do processo de conteinerização; e o repatriamento de cargas que deixam de ir para o porto devido ao déficit de estrutura. "Hoje não há folga entre capacidade e volume em Santos para contêineres. Com a Embraport e a BTP haverá mais carga vindo para o porto, especialmente para transbordo".

"Na semana passada, a empresa concordou em operar com trabalhadores avulsos pelos próximos 30 dias em um gesto de boa vontade e em caráter de exceção", informou a assessoria de imprensa. A Embraport foi autorizada pelo governo como um terminal privado e não como um arrendamento público, por essa razão é dispensada de requisitar trabalhadores avulsos escalados pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), podendo ter seus próprios empregados. Desde a inauguração, a empresa só operava com mão de obra celetista. Por essa razão, teve um navio invadido por trabalhadores na primeira quinzena de julho.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
Produção de petróleo da União atingiu 168 mil barris por...
15/10/25
iBEM26
Brasil diversifica sua matriz energética
15/10/25
Evento
PortosRio marca presença na Rio+Agro 2025
14/10/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Vendas de hidratado quase dobram na semana
14/10/25
Combustíveis
ANP recebe mais um equipamento que detecta teor de biodi...
10/10/25
Petrobras
Investimentos de R$ 2,6 bilhões na Bahia são anunciados ...
10/10/25
Petrobras
O supercomputador Harpia entra em operação
10/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
ROG.e
IBP lança nova ROG.e: maior festival de energia do planeta
09/10/25
Biometano
Cedro e Gás Verde inovam com a descarbonização da logíst...
09/10/25
Energia Elétrica
CCEE conclui liquidação do Mercado de Curto Prazo do Set...
08/10/25
IBP
Posicionamento - Proposta de elevação da alíquota do Fun...
08/10/25
OTC Brasil 2025
Valmet eleva confiabilidade e segurança em plataformas o...
08/10/25
Petrobras
Revap inicia produção de asfalto com conteúdo renovável ...
08/10/25
Pré-Sal
CNPE fixa valor mínimo de R$ 10,2 bilhões para Áreas Não...
07/10/25
Gás Natural
Petrobras realiza primeira importação de gás natural da ...
07/10/25
Petrobras
Novas embarcações de apoio a sistemas submarinos serão c...
07/10/25
Combustíveis
Cepea/Esalq: etanol anidro sobe 0,17% e hidratado recua ...
06/10/25
Pré-Sal
FPSO P-91 que será instalado no campo de Búzios tem cont...
03/10/25
Resultado
BRAVA Energia alcança recorde de produção no terceiro tr...
03/10/25
Oportunidade
Firjan SENAI SESI lança programa de empregabilidade para...
03/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23