Oportunidade

Embraport inicia capacitação de profissionais

Os integrantes do primeiro grupo do programa foram escolhidos por meio de uma parceria com a empresa Espaço Santista RH, que recrutou profissionais interessados em atuar na área portuária. Além disso, alunos formados em cursos promovidos pelo Instituto de Capacitaç

A Tribuna
12/09/2012 11:38
Visualizações: 714
O Terminal Embraport, que está sendo construído na Margem Esquerda do Porto de Santos, iniciou na segunda-feira (10) um projeto de capacitação técnica para profissionais que atuarão na futura instalação. Cerca de 400 pessoas participarão do treinamento até meados de 2013.

A primeira turma do Programa Novos Operadores, formada por 18 candidatos da Baixada Santista, será treinada para a operação de guindastes de cais (Ship to Shore) e de pátio (Rubber Tyred Gantry).

Os integrantes do primeiro grupo do programa foram escolhidos por meio de uma parceria com a empresa Espaço Santista RH, que recrutou profissionais interessados em atuar na área portuária. Além disso, alunos formados em cursos promovidos pelo Instituto de Capacitação Técnica Profissional (Incatep) também foram chamados.

"Além de dar oportunidade e preparar estes profissionais para atuar em suas instalações, a Embraport entende que, seguindo este modelo, poderá formar operadores conforme as melhores práticas adotadas pela DP World (uma das acionistas do novo terminal) ao redor do mundo", afirmou o gerente de pessoas e organização da Embraport, José Antônio Ramos Filho.

Para fazer parte dessa primeira turma, os pré-requisitos eram ter segundo grau completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria C. O processo de seleção contou com avaliações de coordenação motora e do perfil psicológico dos candidatos.

Os participantes com melhor desempenho no programa serão contratados pela empresa a partir de novembro próximo, quando uma nova fase de treinamento será realizada com o uso de simuladores dos equipamentos utilizados no cais. Em dezembro, os operadores terão a oportunidade de visitar e conhecer as operações de outros terminais da DP World ao redor do mundo.

O Programa Novos Operadores selecionará outras turmas nos próximos meses. De acordo com a Embraport, dois terços dos 600 profissionais que inicialmente serão contratados para trabalhar na área operacional do terminal serão alunos formados pelo programa da empresa.

O terminal da Embraport terá capacidade de movimentação anual de 2 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e 2 bilhões de litros de granéis líquidos.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Mato Grosso
Setor elétrico de MT avança e prepara nova fase para ate...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
Parceria
Radix fecha parceria com Repsol Sinopec Brasil e PUCRS p...
20/05/26
GLP
Prime Energy amplia parceria com Supergasbras no Mercado...
19/05/26
Comunicação
Os bastidores da história da comunicação e da publicidad...
19/05/26
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
Participação especial
Valores referentes à produção do primeiro trimestre de 2...
18/05/26
Apoio Offshore
Petrobras assina contrato de R$ 11 bilhões para construç...
18/05/26
Logística
Wilson Sons planeja expansão do Tecon Rio Grande para at...
18/05/26
Combustíveis
Etanol mantém baixa na semana, mas Paulínia esboça reaçã...
18/05/26
Fertilizantes
Fafen celebra retomada da produção de fertilizantes na Bahia
18/05/26
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.