A quantidade CO2 emitida pelo Terminal de Contêineres da Santos Brasil (Tecon Santos) caiu 13,63% em 2010 em relação ao ano anterior. O índice adotado na análise da Santos Brasil considera a atividade exercida pela empresa: emissões de CO2 equivalente por TEU (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentado.
No último ano, foram emitidos 15,927 toneladas de CO2 para 1,032 milhão de TEUs movimentados no terminal. Em 2009 o total de emissões chegou 17.932 toneladas de CO2 equivalente para uma movimentação de 1,351 milhão de TEUs.
O terminal de contêineres começou a controlar os gases emitidos em suas operações em 2007. Os inventários levam em consideração emissões diretas, como o consumo de combustível, e indiretas, por consumo de energia e por outras fontes como o consumo de combustível em frotas de transporte de funcionários.
Contribuíram para reduzir o índice de emissão de CO2 no Tecon Santos medidas diretas na operação como a ampliação do uso de equipamentos que fazem a movimentação de contêineres nos pátio, o que possibilitou o a diminuição do uso empilhadeiras de contêineres. Com isto, a queima de combustível foi menor e o índice de CO2 liberado na operação de movimentação no pátio teve uma redução de 46,06%, na comparação com o inventário de 2009.
Outro ponto favorável foi a aquisição de uma nova frota composta por 16 caminhões para o transporte terrestre de contêineres. Embora o número de veículos tenha aumentado de 95 para 111 em 2010, houve diminuição de 6,37% no índice de emissões, na comparação com 2009.
Depois de Teffé, será a vez da derrocagem da pedra de Itapema, que está localizada em frente ao Forte de Itapema, na Margem Esquerda, na direção do Armazém 12. Nesse caso, o trabalho de implosão deverá ser encerrado em 26 de novembro. De acordo com a SEP, as duas rochas serão totalmente removidas até 20 de fevereiro do ano que vem.
Obra
A derrocagem no canal de navegação do Porto de Santos é feita pela draga chinesa Yuan Dong 007, que possui dez torres de perfuração e foi construída especialmente para essa atividade. Ao todo, 56 profissionais são envolvidos no processo, sem contar aqueles que atuam apenas na implosão das rochas. A retirada dos pedregulhos não será feita pela mesma draga, mas por outra embarcação, equipada com uma garra metálica.
A empresa responsável pela obra é a Ster Engenharia Ltda., que venceu a licitação realizada pela Codesp. A firma apresentou a melhor proposta, no valor de R$ 25,5 milhões.
O serviço é necessário para permitir o alargamento do canal de navegação de 150 para 220 metros e, consequentemente, a navegação em dupla-mão de direção no Porto de Santos. Isto dará mais agilidade ao complexo na recepção de navios.