Mercado

Emprego na indústria cai 0,1% na passagem de junho para julho

Na comparação com o mesmo período de 2010, houve alta de 0,4%. Embora este tenha sido o 18º resultado positivo consecutivo nesse tipo de análise, foi o menos intenso desde fevereiro do ano passado, quando a taxa ficou em 0,8%. Nos sete primeiros meses do ano, o emprego na indústria acumula exp

Agência Brasil
09/09/2011 11:25
Visualizações: 811
O nível de emprego na indústria brasileira caiu 0,1% em julho em relação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo período de 2010, houve alta de 0,4%. Embora este tenha sido o 18º resultado positivo consecutivo nesse tipo de análise, foi o menos intenso desde fevereiro do ano passado, quando a taxa ficou em 0,8%. Nos sete primeiros meses do ano, o emprego na indústria acumula expansão de 1,7%, e nos últimos 12 meses, de 2,7%.

De acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação anual, as contratações superaram as demissões em 11 dos 18 setores investigados. Os destaques foram alimentos e bebidas (3,5%), meios de transporte (6,3%) e máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (6,3%). Já as principais quedas do nível de emprego foram observadas em papel e gráfica (-9,6%), vestuário (-4,7%) e calçados e couro (-6,3%).

Entre as regiões, nove das 14 tiveram expansão nas contratações, superior ao registrado em julho de 2010. As principais contribuições positivas partiram do Paraná (6,8%), da Região Norte e Centro-Oeste (2,8%) e de Minas Gerais (2,1%). Já em São Paulo, houve queda de 2%.

Em julho de 2011, o número de horas pagas aos trabalhadores da indústria teve leve aumento de 0,1% em relação ao mês de junho, quando houve redução de 0,6%. Na comparação com julho de 2010, o número de horas pagas subiu 0,3%.

Já o valor da folha de pagamento desse contingente de trabalhadores aumentou 0,1% na passagem de um mês para o outro, e 1,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gasodutos
ANP fará consulta pública sobre valoração da Base Regula...
27/02/26
ANP
Combustível do Futuro: ANP aprova duas resoluções para r...
27/02/26
Evento
ONIP formaliza Comitê de Empresas em evento na Casa Firjan
27/02/26
Pessoas
Abegás elege nova composição do Conselho de Administraçã...
27/02/26
Firjan
Mesmo com tarifaço, petróleo faz corrente de comércio do...
26/02/26
Exportações
Vast bate recorde de embarques de óleo cru para exportaç...
26/02/26
Resultado
ENGIE Brasil Energia cresce 14,6% em receita e investe R...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Premiação
BRAVA Energia recebe prêmio máximo na OTC Houston pelo p...
25/02/26
Documento
ABPIP apresenta Agenda Estratégica 2026 ao presidente da...
25/02/26
Câmara dos Deputados
Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na tr...
25/02/26
FEPE
O desafio de formar e atrair talentos para a indústria d...
24/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
24/02/26
Energia Solar
Conjunto Fotovoltaico Assú Sol, maior projeto solar da E...
23/02/26
Internacional
UNICA e entidade indiana firmam acordo para ampliar coop...
23/02/26
Onshore
Possível descoberta de petróleo no sertão cearense mobil...
23/02/26
Oferta Permanente
ANP realizará audiência pública sobre inclusão de 15 nov...
23/02/26
Internacional
Brasil e Índia: aliança no setor de bioenergia em pauta ...
23/02/26
Biometano
MAT bate recorde de instalações de sistemas de compressã...
23/02/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
23/02/26
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.