Exportações

Empresa francesa começa a operar no Porto de Natal

<P>O primeiro navio que atracará no terminal do bairro da Ribeira é o Oyapock, que levará camarão e frutas produzidas em Pernambuco e Paraíba para a Europa. A periodicidade dos navios é a cada dez dias.<BR><BR>O primeiro navio tem capacidade para 1.100 contêineres, mas a empresa ainda negocia...

Tribuna do Norte
25/09/2006 21:00
Visualizações: 1178

O primeiro navio que atracará no terminal do bairro da Ribeira é o Oyapock, que levará camarão e frutas produzidas em Pernambuco e Paraíba para a Europa. A periodicidade dos navios é a cada dez dias.

O primeiro navio tem capacidade para 1.100 contêineres, mas a empresa ainda negocia com exportadores para fechar toda a carga. Além de camarão e frutas, a CMA-CGM vai transportar camisetas t-shirt e produtos da indústria têxtil. A partir de fevereiro de 2007, segundo o presidente da Codern, Renato Fernandes, a armadora francesa começa a atracar em natal navios com capacidade para 2.400 contêineres.

Segundo ele, está em fase de negociação o transporte de rochas ornamentais e quartzo já a partir do terceiro ou quarto navio. Uma produto que, apesar de extraído no Rio Grande do Norte, sai através dos portos de estados vizinhos. Uma das iniciativas para atrair a empresa francesa ao Porto de Natal foi a garantia dos exportadores de camarão de que terão um volume mínimo de crustáceo para embarcar nos navios da CMA-CGM. A primeira embarcação, por exemplo, já tem assegurada 20 contêineres. Outros 200 contêineres contendo produtos variados também estão assegurados.

Renato Fernandes acredita que a presença da CMA-CGM no Porto de Natal deve acabar com parte da reclamação corrente entre os exportadores. Segundo o presidente da Codern, os armadores diziam que não vinham para Natal porque não havia carga e, por conseguinte, os exportadores alegavam que exportavam determinados produtos por outros estados porque não havia armadores para os destinos requisitados.

A expectativa da Codern é que até sejam exportadas cerca de 170 mil pallets, até p final da safra de frutas em 2007, representando um recorde frente aos 100 mil registrados na safra passada. A Lauritzen era, até então, a única empresa a operar no Porto de Natal. Especialmente os navios que transportam pallets.

É muito importante a concretização desta linha para o Porto de Natal. Agora temos, depois de dez anos, uma linha regular e não ficaremos mais só dependendo da linha sazonal das frutas, destaca o presidente da Codern.

A chegada da CMA no terminal natalense significa também a inclusão do Porto de Natal na rota de uma das maiores companhias marítimas do mundo.

Fonte: Tribuna do Norte

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23