Porto de Santos

Empresários vão cobrar investimentos no porto

<P>Empresários do Porto de Santos vão cobrar do secretário especial de Portos, Pedro Brito, soluções para os gargalos logísticos, burocráticos e de infra-estrutura, que impedem o crescimento do complexo. Os pedidos serão feitos no primeiro encontro da autoridade federal com usuários e opera...

A Tribuna - SP
31/05/2007 21:00
Visualizações: 595

Empresários do Porto de Santos vão cobrar do secretário especial de Portos, Pedro Brito, soluções para os gargalos logísticos, burocráticos e de infra-estrutura, que impedem o crescimento do complexo. Os pedidos serão feitos no primeiro encontro da autoridade federal com usuários e operadores do cais, que irá ocorrer hoje, a partir das 9h30, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Capital.
 
No evento, Brito irá debater os principais problemas operacionais da região com os representantes dos diversos segmentos da iniciativa privada intervenientes na movimentação de cargas, além de técnicos dos diversos órgãos públicos que atuam no Porto de Santos.
 
De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), Italino Stanicia Filho, a entidade defenderá a continuidade da construção da avenida perimetral e da dragagem do Canal do Estuário. ‘‘É importante que a obra da perimetral ocorra no menor tempo possível. A dragagem está melhor que no passado, mas longe do ideal para atender a demanda do escoamento’’, avaliou.
 
O diretor de Portos da Cosan, arrendatária de um terminal de açúcar no Porto de Santos, Carlos Eduardo Bueno Magano, também defenderá a execução das obras de dragagem e da perimetral. Mas ele espera, sobretudo, saber quais ações serão adotadas pelo secretário, ‘‘em um cenário de cinco a dez anos’’, para compatibilizar a infra-estrutura atual às projeções de crescimento dos terminais portuários.
 
O presidente do Grupo Rodrimar (que opera um terminal de contêineres e dois de granel em Santos), Celso Grecco, pretende obter o apoio de Brito para a adequação dos contratos de arrendamento anteriores à Lei de Modernização dos Portos (8.630/93), segundo informaram seus assessores.
 
Os antigos contratos foram assinados com validade de até 25 anos. Porém, a Lei 8.630 rege que eles devem ser adequados, com a possibilidade de renovação por igual período, como nas áreas arrendadas após a norma.

GUARUJÁ - O prefeito de Guarujá, Farid Madi, tentará marcar um encontro com Pedro Brito para apresentar os projetos com interface entre a cidade e o porto.
 
Madi pretende pedir apoio às construções do Aeroporto Civil Metropolitano e da perimetral em Guarujá e, ainda, para a remoção das favelas Conceiçãozinha e Prainha, instaladas em terrenos da União destinados à expansão portuária.

MEIO AMBIENTE - À tarde, às 16h30, o secretário especial de Portos se reunirá com o secretário de Meio Ambiente do Estado, Xico Graziano, para pleitear a ampliação do limite mensal de dragagem de sedimentos no estuário — 300 mil metros cúbicos.

Fonte: A Tribuna - SP

Mais Lidas De Hoje
veja Também
FEPE
FEPE 2026: ação em movimento
11/03/26
Bacia de Santos
Lapa Sudoeste inicia produção, ampliando a capacidade no...
11/03/26
Pré-Sal
Primeiro óleo de Lapa Sudoeste consolida produção do pré...
11/03/26
Gás Natural
Gas Release pode atrair novos supridores e criar competi...
11/03/26
Resultado
PRIO registra receita de US$ 2,5 bilhões em 2025 com exp...
11/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Pré-Sal
Seatrium impulsiona P-78 à injeção do primeiro gás após ...
11/03/26
PPSA
Assinatura de contratos de Mero e Atapu consolida result...
11/03/26
Empresas
Justiça suspende aumento de IRPJ e CSLL e decisão pode i...
10/03/26
Biodiesel
Setor de Combustíveis Defende Liberação da Importação de...
10/03/26
Macaé Energy
No Macaé Energy 2026, Firjan promove edição especial do ...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Dia da Mulher: elas contribuem para avanços no setor ene...
09/03/26
FEPE
PRECISAMOS DE P&D DE LONGO PRAZO - Entrevista com Isabel...
09/03/26
Internacional
Efeitos de preços do petróleo sobre a economia brasileira
09/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Constellation amplia em mais de 300% a presença feminina...
09/03/26
Combustível
Etanol volta a subir no indicador semanal
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
FEPE
EMPREENDER DEMANDA RELAÇÕES DE CONFIANÇA - Entrevista co...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
IBP amplia agenda de equidade de gênero com segundo cicl...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Repsol Sinopec Brasil tem 38% de mulheres na liderança e...
06/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.