Meio ambiente

Empresas que pesquisam petróleo no mar terão que obedecer calendário ambiental

Rediobrás
09/09/2004 00:00
Visualizações: 1195
As empresas que fazem testes sísmicos (com a emissão de ondas sonoras) como uma das técnicas de prospectar campos petrolíferos no mar só podem realizar as atividades desde que obedeçam o calendário de reprodução das espécies marinhas.
A determinação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) pode, segundo o secretário executivo da pasta, Cláudio Langone, evitar hipóteses apressadas como a levantada depois da morte de uma baleia da espécie jubarte, que encalhou no início de agosto, em Niterói, litoral do Rio de Janeiro. Ele disse que neste caso não há confirmação de que o encalhe do animal teria sido causado em função da baleia ter ficado desorientada em função de ondas sonoras emitidas durante testes na região.
"Nós achamos que não há nenhum elemento de comprovação. Quando acontece um desastre como esse de morrer um animal que sensibiliza a sociedade esse tema emerge forte só que desta vez quando ele veio à tona a questão já estava resolvida".
O secretário informou que o problema foi solucionado com a inclusão do assunto no item que trata do licenciamento ambiental na 6ª Rodada de Licitações de áreas petrolíferas da Agência Nacional do Petróleo (ANP), realizada no mês passado.
Langone informou que "quem entrou na disputar já sabia desse regulamentação dentro das exigências do licenciamento. Até então as atividades sísmicas não seguiam qualquer norma de disciplina ou eram executadas observando os períodos de reprodução das espécies e isso tem gerado muito conflito.
O secretário do MMA disse que isso é relevante porque os navios que fazem os testes sísmicos rodam o mundo inteiro e não estão disponíveis a todo tempo. Ele explicou que a definição foi feita por região do litoral brasileiro, com os períodos em que está proibida a atividade sísmica e quais os em que está permitida.
Isso, segundo Langone, permite que as empresas possam alocar os navios só para os períodos permitidos. Dentro das exigências para o licenciamento ambiental ainda está a determinação de que sejam realizadas audiências públicas nas comunidades das regiões onde os testes sísmicos serão realizados.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
GNL
Edge e Compagas avançam em projeto de GNL para ampliar o...
27/10/26
Energia Elétrica
Abraceel inaugura autorregulação para reforçar segurança...
27/10/26
Mato Grosso
Além do agro, Sinop amplia espaço para serviços e novos ...
26/10/26
Pré-Sal
PPSA realiza 10º Leilão Spot na próxima quarta-feira
26/10/26
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Descomissionamento
Painel dinâmico traz novas funcionalidades sobre ativida...
23/10/26
ANP
Encontro Nacional do PRH-ANP reúne 414 participantes com...
23/10/26
Gás Natural
Leilão da PPSA traz competitividade à indústria nacional
22/10/26
Firjan
Boletim Rio Exporta destaca que estado do Rio obtém cres...
21/10/26
Refino
Acelen assume naming rights e amplia presença da marca n...
21/10/26
Gás Natural
ANP adia audiência pública sobre o Gas Release para 19/11
21/10/26
Gás Natural
1º Leilão de Gás Natural da União tem 36 empresas habili...
20/10/26
BPC 2026
Eficiência, inovação e regulação dominam os debates hoje
20/10/26
ANP
Seminário da ANP debate desempenho da indústria de petró...
20/10/26
Biometano
White Martins amplia atuação em soluções energéticas com...
20/10/26
Pré-Sal
P-82 inicia viagem rumo ao Brasil
20/10/26
BPC 2026
Segurança energética e a nova onda da exploração
19/10/26
Evento
Brazilian Petroleum Conference (BPC 2026) começa na segu...
19/10/26
iBEM27
Terceiro encontro internacional de energia abre calendár...
19/10/26
Resultado
Produção de petróleo da União marca 313 mil barris por d...
19/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25