Energia

Endesa terá nova termelétrica

Diário do Nordeste
17/11/2011 11:17
Visualizações: 424
A Endesa, controladora da Companhia Energética do Ceará (Coelce), deverá construir uma nova usina termelétrica no Estado, a ser localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). Envolvendo investimentos da ordem dos US$ 250 milhões, a nova planta, a ser chamada de UTE Endesa Fortaleza II, será a ampliação da unidade já existente no local, e terá potência instalada em torno de 350 megawatts (MW). Uma audiência pública para discutir o empreendimento será realizada no próximo dia 22, às 18h30, na Escola Euclides Pereira Gomes, no Pecém.
 

O tempo estimado para a construção e montagem da usina é de 36 meses, após o início das obras, que deverão gerar, direta e indiretamente, cerca de dois mil empregos em seu pico. Contudo, após o período construtivo, o número de pessoas no período operacional será de apenas 15 funcionários.
 

A operação da usina está programada para durar 20 anos, que é o tempo correspondente à vida útil estimada dos equipamentos e da usina. A unidade está planejada para ficar localizada em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). A audiência pública faz parte das exigências a empreendimentos de grande porte para a obtenção do licenciamento ambiental. A Endesa já solicitou a Licença Prévia à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), segundo informou a assessoria de imprensa do órgão, o qual está realizando a análise técnica do EIA/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) do empreendimento, já entregue pela empresa. A Semace levará em consideração em sua avaliação as observações a serem levantadas pela população na audiência.
 

Matriz energética
 
 
A nova termelétrica, de acordo com o que aponta o Rima, produzido pela MRS Estudos Ambientais Ltda, utilizará como combustível o gás natural, a mesma matriz energética adotada pela unidade já existente. Segundo apontou o relatório, os estudos que conduziram o projeto da UTE Endesa Fortaleza (conhecida por TermoFortaleza) já levavam em conta a sua ampliação com a construção da segunda unidade.
 

"O uso do gás natural em substituição aos demais combustíveis apresenta inúmeras vantagens, entre as quais podemos destacar: facilidade de manuseio, diversificação da matriz energética, melhoria do rendimento energético, combustão mais limpa, além de ser menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão", revela o relatório. Procurada pelo Diário do Nordeste, a Endesa, através de sua assessoria de imprensa, não deu mais detalhes sobre o projeto.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
TotalEnergies e ExxonMobil arrematam cargas de Atapu e d...
31/07/26
SOG 2026
Sebrae Sergipe fortalece pequenos negócios e amplia cone...
31/07/26
SOG 2026
Eneva reforça compromisso com Sergipe e destaca expansão...
31/07/26
PPSA
PPSA espera realizar primeiro leilão de gás natural da U...
30/07/26
SOG 2026
Benel apresenta práticas de segurança e gestão de resídu...
30/07/26
SOG 2026
AZ-TECH apresenta soluções de engenharia industrial no S...
30/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 começa com foco em investimentos,...
30/07/26
SOG 2026
Diretora da Petrobras abre o Sergipe Oil & Gas com anál...
30/07/26
Firjan
Agrega + Indústria reúne entidades, empresas e governo p...
29/07/26
SOG 2026
ABPIP leva ao Sergipe Oil & Gas debate sobre o fortaleci...
28/07/26
GLP
Copa Energia reúne setor de GLP em ação nacional voltada...
27/07/26
Biodiesel
Volatilidade do petróleo reforça importância estratégica...
27/07/26
Fenasucro
ApexBrasil traz investidores internacionais de SAF e e-S...
27/07/26
Energia Elétrica
ENGIE contrata WEG para fornecimento de equipamentos da ...
27/07/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra a semana pressionado
27/07/26
ANP
ANP aprova relatório de estudo sobre controle de queima ...
24/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Gás Natural
ANP aprova participação no Pacto Nacional para o Desenvo...
24/07/26
Combustíveis
ANP aprova Avaliação de Resultado Regulatório sobre ativ...
24/07/26
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.