Ranking

Energia renovável em segundo plano

Jornal do Commercio - PE
15/06/2009 04:04
Visualizações: 1126

O Brasil ocupou a 20ª posição num ranking de países feito pela Ernst & Young que aponta as melhores estratégias adotadas para implantar energia renovável. Nesse levantamento, os Estados Unidos ocupam a liderança, seguidos pela Alemanha e China. “O ranking faz uma ligação direta com as políticas públicas adotadas neste sentido e a inserção de fontes renováveis”, explicou o diretor da área de sustentabilidade da Ernst & Young, Joel Bastos.

 


Segundo ele, são duas as razões principais que fazem o Brasil ocupar essa posição: ausência de políticas públicas e de incentivos para energia renovável. O estudo não considerou a matriz energética brasileira, que é predominantemente hidrelétrica e isso faz com que o País tenha uma posição privilegiada na geração de energia limpa.

 

“O presidente Obama (dos Estados Unidos) tem concedido incentivos fiscais e econômicos para a implantação de fontes renováveis. A China também anunciou um grande volume de recursos para energia renovável. Quem está usando energia mais suja, está investindo mais em energias limpas”, afirmou. Os dois países queimam muito combustíveis fósseis para fabricar energia.

 

No mundo, a busca pela energia renovável está ocorrendo por dois motivos: diminuir a poluição e reduzir a dependência dos derivados de petróleo, que estava com o preço muito alto antes antes da crise global ficar mais séria, o que ocorreu a partir de setembro do ano passado. O barril de petróleo chegou a US$ 147 em junho de 2007, que foi o maior preço da sua história.

 

O ranking faz a pontuação dos países levando em conta a infraestrutura necessária à implantação das energias renováveis e os empreendimentos anunciados, reunindo os vários tipos de energia renováveis, como eólica, solar, biomassa etc.

 

No caso do Brasil, Bastos acrescentou que a produção de energia eólica recebeu pontos positivos, enquanto a queima de biomassa - para gerar energia - recebeu pontos negativos. A principal biomassa queimada no País é a cana-de-açúcar, usada na fabricação do álcool e que também produz energia elétrica. “O Brasil tem que mostrar que é possível fazer álcool e biodiesel de forma responsável com respeito ao homem do campo e também ao meio ambiente”, comentou.

 

Bastos afirmou também que o estudo mostra que as alterações na matriz energética dependem de uma política pública que estimule e incentive esse tipo de iniciativa

 

Ainda no estudo, o País apresentou uma posição intermediária - 15º colocado – no ranking de países com estratégias para geração de energia eólica no curto prazo, à frente de países desenvolvidos como Suécia e Japão, que ocuparam, respectivamente a 17ª e a 23ª posição. Os países que ocupam a liderança são Estados Unidos, China e Índia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biometano
ABiogás alerta sobre risco de perda de lastro para emiss...
06/10/26
Oferta Permanente
ANP realiza em 07/10 4º Ciclo de Partilha e 6º Ciclo de ...
06/10/26
Gás Natural
ANP divulga relatório da consulta pública sobre Programa...
05/10/26
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA oferta cargas remanescentes nesta q...
05/10/26
IBP
RELIVRE parabeniza acordo que destrava o mercado livre d...
03/10/26
Gás Natural
Firjan celebra acordo para efetivar abertura do mercado ...
03/10/26
Gás Natural
Naturgy, Agenersa e Governo do Estado assinam acordo sob...
02/10/26
Margem Equatorial
Nova descoberta de petróleo em águas ultra profundas na ...
02/10/26
Biometano
Corredor Verde com 100 caminhões a biometano e pontos de...
02/10/26
Gasodutos
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
02/10/26
Margem Equatorial
ANP aprova delimitação de 11 novos setores exploratórios...
02/10/26
Agronegócio
Agro diversifica matriz energética e busca alternativas ...
02/10/26
Firjan
Manifesto Firjan defende o voto consciente em 4 de outubro
02/10/26
PPSA
ExxonMobil e TotalEnergies vencem o 9º Leilão Spot de Pe...
02/10/26
Workshop
Petrobras, Shell, ArcelorMittal e IBRAM discutem desafio...
01/10/26
Resultado
Produção de petróleo e gás em agosto de 2026 alcançou 6,...
01/10/26
Normas
ANP recebe contribuições sobre revisão da norma para reg...
01/10/26
ROG.e 2026
Petrobras e Petronect levam nova solução para compras de...
30/09/26
Premiação
Mirante Tecnologia vence prêmio da Petrobras de melhor f...
30/09/26
ROG.e 2026
Empresa Piracicaba apresentou lançamentos em um dos prin...
30/09/26
Combustíveis
Diesel S-10 acumula alta de 15,1% em 12 meses, aponta Mo...
30/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25