Termelétrica

Eneva conclui aquisição de usina Gera Maranhão

Operação integra a compra de quatro ativos de geração do BTG.

Redação TN Petróleo/Assessoria Eneva
12/12/2024 12:22
Eneva conclui aquisição de usina Gera Maranhão Imagem: Divulgação ENEVA Visualizações: 1402

A Eneva, operadora privada de gás natural onshore do Brasil, anunciou nesta quarta-feira, 11, a conclusão da aquisição da usina Geradora de Energia do Maranhão (Gera Maranhão). A transação, aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), envolve a aquisição de ações representativas de 50% do capital social da Gera Maranhão que eram de titularidade dos acionistas que exerceram o direito de tag along em decorrência da aquisição, pela Eneva, em 14 de novembro de 2024, dos 50% de participação detida pelo BTG Pactual Holding Participações.

A operação consolida a capacidade contratada da companhia em 6,8 gigawatts (GW). A aquisição total da Gera Maranhão contempla o conjunto de quatro ativos adquiridos do BTG pela Eneva. As demais usinas estão localizadas no Espírito Santo. São elas: Linhares, Viana e Povoação.

Este movimento reforça a posição da Eneva como importante player em geração térmica no país, alinhado a uma estratégia de investimento em projetos que garantam a segurança energética do país e maior confiabilidade ao sistema elétrico brasileiro.

GERA MARANHÃO (MA) – A Usina Termelétrica Gera Maranhão é um parque térmico de geração de energia situado em Miranda do Norte, a 120 km de São Luís, no Maranhão. Possui duas plantas gêmeas (Geramar I e Geramar II) com uma capacidade total de 332 MW.

SOBRE A ENEVA - A Eneva é operadora privada de gás natural onshore no país, combustível fundamental para a segurança energética. Brasileira, a companhia atua na exploração, produção e no fornecimento de energia. Opera 15 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), totalizando uma área de concessão superior a 63 mil km², a maior do Brasil. Possui um parque de geração com 6,8 GW de capacidade contratada, incluindo termelétricas nos estados do Maranhão, Ceará, Sergipe, Roraima, Espírito Santo e o Complexo Solar Futura, na Bahia. 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
Produção de petróleo da União atingiu 168 mil barris por...
15/10/25
iBEM26
Brasil diversifica sua matriz energética
15/10/25
Evento
PortosRio marca presença na Rio+Agro 2025
14/10/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Vendas de hidratado quase dobram na semana
14/10/25
Combustíveis
ANP recebe mais um equipamento que detecta teor de biodi...
10/10/25
Petrobras
Investimentos de R$ 2,6 bilhões na Bahia são anunciados ...
10/10/25
Petrobras
O supercomputador Harpia entra em operação
10/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
ROG.e
IBP lança nova ROG.e: maior festival de energia do planeta
09/10/25
Biometano
Cedro e Gás Verde inovam com a descarbonização da logíst...
09/10/25
Energia Elétrica
CCEE conclui liquidação do Mercado de Curto Prazo do Set...
08/10/25
IBP
Posicionamento - Proposta de elevação da alíquota do Fun...
08/10/25
OTC Brasil 2025
Valmet eleva confiabilidade e segurança em plataformas o...
08/10/25
Petrobras
Revap inicia produção de asfalto com conteúdo renovável ...
08/10/25
Pré-Sal
CNPE fixa valor mínimo de R$ 10,2 bilhões para Áreas Não...
07/10/25
Gás Natural
Petrobras realiza primeira importação de gás natural da ...
07/10/25
Petrobras
Novas embarcações de apoio a sistemas submarinos serão c...
07/10/25
Combustíveis
Cepea/Esalq: etanol anidro sobe 0,17% e hidratado recua ...
06/10/25
Pré-Sal
FPSO P-91 que será instalado no campo de Búzios tem cont...
03/10/25
Resultado
BRAVA Energia alcança recorde de produção no terceiro tr...
03/10/25
Oportunidade
Firjan SENAI SESI lança programa de empregabilidade para...
03/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23