Descarbonização

Eneva impulsiona inovação voltada para descarbonização

Projetos em desenvolvimento para produção de Hidrogênio Verde e Azul são alguns dos destaques dos estudos que visam reduzir emissões na matriz energética

Redação TN Petróleo/Assessoria
08/05/2024 10:39
Eneva impulsiona inovação voltada para descarbonização Imagem: Divulgação ENEVA Visualizações: 2628

Eneva prevê impulsionar a inovação para projetos de descarbonização em 2024. São 12 iniciativas na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para soluções alinhadas aos princípios ESG da empresa. Entre esses projetos, destacam-se o Hidrogênio Azul, que visa aprimorar a reforma do gás natural para maximizar a produção de hidrogênio, contribuindo assim para a geração sustentável de energia. Outro destaque é a produção de Hidrogênio Verde, que será empregado em diversos processos, como na refrigeração da UTE Parnaíba II, no Maranhão. Cerca de R$ 20 milhões serão investidos nos projetos de P&D da empresa em 2024, em conformidade com as regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Segundo Rafael Coitinho, diretor de Engenharia da Eneva, a empresa incentiva a inovação para contribuir significativamente com a descarbonização da matriz energética e promover uma transição segura e inclusiva. Ele destaca que a área de P&D desempenha um papel crucial nesse processo, desenvolvendo projetos que visam melhorar a eficiência operacional e promover a sustentabilidade.

O estudo sobre a produção de hidrogênio azul inclui o desenvolvimento de uma ferramenta computacional interativa para identificar e avaliar possíveis configurações de planta para a geração de energia elétrica, priorizando critérios econômicos e ambientais. O objetivo do projeto é determinar se é possível produzir eletricidade de forma eficiente e rentável usando hidrogênio azul. Isso seria feito através da reformulação do gás natural, incluindo uma etapa prévia que processa frações pesadas, e capturando o CO2 resultante em uma escala comercial.

Outro grande motivador deste projeto é atuar diretamente na descarbonização de termoelétricas movidas a gás natural. Um ciclo combinado tradicional atualmente emite em torno de 350 tonCO2/GWh.

O uso de um ciclo combinado de hidrogênio associado com captura de carbono pode reduzir emissões na faixa de 60% a 95% chegando a um índice na faixa de 17,5 a 140 tonCO2/GWh.
Quanto à produção de hidrogênio verde, a meta é instalar e demonstrar a operação de um eletrolisador com tecnologia nacional, cuja principal inovação será o desenvolvimento de um sistema com capacidade para controlar automaticamente a demanda de potência instantânea do equipamento e operar de acordo com modos pré-definidos, garantindo assim a geração de hidrogênio verde. Também serão identificadas e apresentadas novas oportunidades de negócios na cadeia de valor do hidrogênio, tanto em instalações já existentes em ativos da Eneva quanto em locais específicos para produção e comercialização de hidrogênio.

Outro projeto importante é o Imageamento Sísmico, que visa desenvolver softwares para atividades de exploração de gás natural, em colaboração com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esses softwares serão capazes de produzir imagens precisas das estruturas geológicas, contribuindo para uma exploração mais eficiente e segura, além de aumentar a produção de energia elétrica através de usinas termelétricas.

Além das iniciativas em andamento, a Eneva também está finalizando alguns projetos em 2024, como o Data Life e os projetos GNL Opt e GIMPSI da CELSE. Esses projetos trouxeram benefícios significativos em segurança do trabalho, gestão operacional e otimização de processos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Saúde e Bem - Estar
52% dos pais dizem que empresas incentivam priorizar a f...
07/08/26
Saúde e Bem - Estar
Usar o celular na cama prejudica o coração. Entenda o risco
07/08/26
Mobilidade Urbana
Scania e Caio lançam novo ônibus a gás/biometano Padron ...
07/08/26
Comunicação Case
ASUS leva ExpertBook além do Everest para demonstrar a r...
06/08/26
Etanol
Venda de etanol em junho supera os 3 bilhões de litros
06/08/26
Pequenas Empresas
Itaú Unibanco e Soften Sistemas anunciam parceria para a...
06/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana: cinco motivos para não perder o pr...
06/08/26
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
IA deixa de ser tendência e começa a redesenhar a indúst...
04/08/26
Fenasucro
Brasil concentra oportunidades de investimento em biocom...
04/08/26
Comunicação Case
AstraZeneca aposta na linguagem da Geração Z para falar ...
04/08/26
Retenção de talentos
Grupo Aço Cearense engaja 4 mil operários e atinge 93% d...
04/08/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
03/08/26
Comunicação Corporativa
Copa Airlines e Argo Solutions anunciam integração no se...
03/08/26
Biodiversidade
ExxonMobil Brasil destina mais de R$ 1 milhão para prese...
03/08/26
SOG 2026
Eneva reforça compromisso com Sergipe e destaca expansão...
31/07/26
Biodiesel
Volatilidade do petróleo reforça importância estratégica...
27/07/26
Fenasucro
ApexBrasil traz investidores internacionais de SAF e e-S...
27/07/26
Energia Elétrica
ENGIE contrata WEG para fornecimento de equipamentos da ...
27/07/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra a semana pressionado
27/07/26
Comunicação Case
Tirol reposiciona comunicação e lança campanha centrada ...
20/07/26
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Olimpíadas Especiais Brasil celebra Semana da Inclusão
20/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.