Bahia

Entra em operação o Complexo Solar Futura I da Eneva

Redação TN Petróleo/Assessoria
30/05/2023 10:46
Entra em operação o Complexo Solar Futura I da Eneva Imagem: Divulgação Visualizações: 724

A Eneva anunciou nesta segunda-feira, 29 de maio, a entrada em operação comercial do Complexo Solar Futura I. Um dos maiores complexos de geração de energia solar fotovoltaica das Américas, Futura I tem 837 MWp de potência instalada, capacidade suficiente para levar energia a mais de 1,7 milhão de pessoas. Localizado no Município de Juazeiro, no estado da Bahia, o complexo solar conta com mais de 1,4 milhão de placas fotovoltaicas distribuídas em mais de 1.600 hectares, o que equivale a mais de 1.500 campos de futebol.

Ao todo, Futura I conta com 22 usinas fotovoltaicas, cuja operação em teste foi iniciada gradualmente a partir de abril. No começo de maio, a Eneva anunciou a parceria para a venda de energia do Complexo. A parceria com a White Martins prevê a entrega de 100,6 megawatts médios de energia de 2023 a 2035 às instalações da White Martins, que também se tornou sócia do projeto.

A Eneva já investiu R$ 3,2 bilhões na construção do Futura I. Ao longo das obras, o projeto empregou 3 mil trabalhadores, contando com 80% de mão de obra contratada na região. A entrada em operação comercial do Complexo eleva em 8% a capacidade total de geração solar centralizada na matriz elétrica brasileira. O complexo ainda tem possibilidade de expansão com a construção dos parques Futura II e Futura III que, juntos, poderão somar 2,3 GW de capacidade instalada ao projeto.

“O Complexo Solar Futura I é um marco na história da Eneva que aprofunda a diversificação do nosso portfólio e possibilita a entrada em um novo mercado com novos produtos,” diz Lino Cançado (foto), presidente da Eneva. “Nossa companhia tem a missão de liderar a transição energética de forma justa e inclusiva no Brasil, sempre com disciplina em alocação de capital e o Complexo Solar de Futura I é mais um exemplo disso.”

O Complexo Solar Futura foi adquirido junto à Focus Energia em março de 2022, em uma iniciativa alinhada à visão estratégica de longo prazo da Eneva, que busca diversificar seu portifólio e aumentar sua participação no mercado livre de energia. A entrega do projeto comprova a alta capacidade de execução da Companhia, que agora conta com uma base de ativos renováveis e com uma maior presença no mercado livre de energia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20