PD&I

EPIC e Equinor: Análises avançadas de óleo para otimização do escoamento visando à redução da pegada de carbono na produção

Centro de Inovação em Produção de Energia da Unicamp investiga problemas de emulsões e asfaltenos em óleo real do pré e pós-sal.

Redação TN Petróleo/Assessoria Unicamp
18/02/2025 06:56
EPIC e Equinor: Análises avançadas de óleo para otimização do escoamento visando à redução da pegada de carbono na produção Imagem: Divulgação Unicamp Visualizações: 1242

O Centro de Inovação em Produção de Energia (EPIC), com apoio do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) – ambos sediados na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) –, está liderando uma pesquisa inovadora com o objetivo de aprimorar a compreensão das propriedades termofísicas do petróleo extraído do pré e pós-sal brasileiro. Com o apoio da Equinor, a pesquisa utilizará uma amostra de óleo real proveniente de reservatórios da empresa, permitindo análises mais precisas sobre a dinâmica das emulsões e a precipitação de asfaltenos.

Ambos são fenômenos críticos que impactam a produção e o escoamento do petróleo. Os asfaltenos, componentes pesados do petróleo, podem precipitar e obstruir tubulações, reduzindo o fluxo e exigindo limpezas frequentes. Já as emulsões, misturas de água e óleo, aumentam a viscosidade do petróleo, dificultando seu transporte e a separação durante o processamento. "Compreender e mitigar os efeitos desses fenômenos é essencial para otimizar a produção de petróleo e garantir a sustentabilidade das operações na indústria", destaca Vanessa Bizotto Guersoni, pesquisadora do CEPETRO.

As análises serão realizadas no novo Laboratório de Propriedades Termofísicas de Fluidos em Alta Pressão Prof. Antonio Bannwart (PVTLab), do CEPETRO. Neste laboratório, é possível trabalhar com óleo real, com frações de leves e gases que o compõem nas condições de pressão e temperatura encontradas nos reservatórios. "O laboratório opera em condições extremas de até 1000 bar de pressão e 200°C, além de possuir uma célula de safira que permite visualizar a separação de fases das emulsões em alta pressão, de 500 bar", explica Guersoni.

Além das análises realizadas pelo EPIC, o óleo também será utilizado em outro projeto do Grupo Alfa do CEPETRO, também financiado pela Equinor, mas com foco na deposição de parafina nas tubulações. O CEPETRO já vinha realizando testes para a Equinor utilizando fluidos modelo que mimetizavam as propriedades do petróleo, permitindo a observação e a compreensão do fenômeno em condições laboratoriais controladas. "Agora, com a amostra de óleo real, poderemos comparar os resultados obtidos e fazer ajustes nos nossos modelos preditivos", acrescenta Guersoni.

Os resultados das pesquisas não apenas beneficiarão a Equinor, mas também contribuirão para o avanço das tecnologias de produção e escoamento de petróleo de uma forma geral. "A utilização de um óleo que representa a realidade dos reservatórios é um passo fundamental para o desenvolvimento de soluções eficazes que atendam às necessidades da indústria", conclui Guersoni.

Sobre o CEPETRO: O Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) é um centro de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com mais de 35 anos de história, focado em petróleo, gás, energias renováveis e transição energética. Instalado em cinco prédios com mais de 5 mil metros quadrados de área, possui dez laboratórios próprios e conta com mais de 350 pesquisadores. Além de executar projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), o CEPETRO presta serviços técnicos e de consultoria, forma recursos humanos altamente qualificados e promove a disseminação do conhecimento. Seus projetos de P&D são financiados por empresas, fundações e agências governamentais de fomento à pesquisa. O CEPETRO é um dos maiores captadores de recursos via cláusula de PD&I da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.