Tecnologia e Inovação

Equinor lança terceira edição de programa de inovação aberta no Brasil

Programa Bridge, com inscrições abertas até o dia 31 de agosto, já celebrou 10 contratos entre startups brasileiras e a multinacional norueguesa.

Redação TN Petróleo/Assessoria Equinor
14/07/2025 16:31
Equinor lança terceira edição de programa de inovação aberta no Brasil Imagem: Divulgação Equinor Visualizações: 2518

O Bridge, programa de inovação aberta da Equinor, abriu suas inscrições nesta segunda-feira (14). A iniciativa tem como objetivo conectar, com a empresa global de energia, startups e pequenas e médias empresas que possuam soluções aplicáveis às demandas do dia a dia operacional da companhia, promovendo resultados rápidos com impacto direto nas operações.

"Nós entendemos que a colaboração com o ecossistema de inovação é essencial para acelerar a transformação do setor energético. O Bridge tem sido uma ferramenta estratégica para encontrar soluções eficientes, sustentáveis e de rápida aplicação nas nossas operações", afirma Lucilene Bragança, gerente de digitalização e tecnologia da Equinor no Brasil.

O Bridge pretende gerar resultados ágeis, fortalecer o ecossistema de parceiros, fomentar a cultura de inovação e desenvolver soluções com impacto real no setor de energia. Em sua terceira edição, o programa contará com dois desafios que buscam identificar tecnologias e soluções com potencial de implementação em curto prazo – com alto impacto.

Desde sua primeira edição, o Bridge já mapeou 325 startups, recebeu 149 inscrições, realizou 11 pilotos e celebrou 10 contratos. O programa é realizado em parceria com a Innoscience, consultoria especializada em inovação corporativa. As inscrições vão até o dia 31 de agosto. Inscrições e mais informações podem ser obtidas por meio do site: https://www.equinor.com.br/fornecedores/bridge.

As startups e empresas selecionadas terão a oportunidade de apresentar suas soluções às áreas de negócio da Equinor, participar de imersões e, se aprovadas, realizar pilotos diretamente nas operações da companhia. Além do desenvolvimento técnico, os participantes ganham visibilidade e acesso a uma rede global de inovação.

"A parceria com a Equinor no Bridge tem demonstrado que é possível fazer inovação aberta com foco em resultados concretos. O modelo aplicado é um exemplo de como aproximar grandes empresas de soluções externas com agilidade, propósito e visão de futuro", declara Eduarda Talavera, sócia da Innoscience.

Conheça os desafios da terceira edição do Bridge

Para a terceira onda do programa, os dois desafios propostos para o ecossistema de inovação do Brasil são relacionados à segurança e à reposição de peças. O primeiro desafio busca soluções inovadoras para o desenvolvimento de cases à prova de explosão para dispositivos móveis iOS (iPhone e iPad), utilizados em ambientes offshore. As soluções devem ter sua fabricação no Brasil e devem garantir a proteção ideal dos dispositivos móveis, enquanto mantém sua funcionalidade original e também sua ergonomia.

 

Já o segundo desafio tem como objetivo explorar soluções inovadoras baseadas em Manufatura Aditiva (AM) para ampliar a disponibilidade de peças de reposição. São buscadas, nessa oportunidade, tecnologias de modelagem e impressão 3D que permitam a impressão de peças de equipamentos sob demanda, garantindo desempenho equivalente ou superior às peças convencionais.

 

Sobre a Equinor

A Equinor é uma empresa internacional de energia comprometida com a criação de valor a longo prazo em um futuro de baixo carbono. No Brasil, área estratégica internacionalmente para a companhia, o portfólio crescente conta com ativos em óleo e gás (O&G) e energias renováveis. Em O&G, a companhia tem projetos em desenvolvimento, incluindo Raia e Bacalhau, e em produção, como Roncador. Em renováveis, a empresa conta com ativos em energia solar em operação – os complexos solares Apodi e Mendubim, e o complexo híbrido Serra da Babilônia, operado pela Rio Energy, empresa líder em energia renovável onshore no país, adquirida pela Equinor em 2023.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
Fenasucro
Do biobunker ao biometano, bioenergia avança sobre novos...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Evento
IBP discute os impactos da tecnologia e inovação no futu...
14/08/26
Premiação
Tereos é destaque no prêmio MasterCana com projetos de i...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
Evento
UDOP participa de mesa redonda no Conexão Cana 2026
13/08/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Equilíbrio entre oferta e demanda estabili...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Geração de Energia
Campo Grande recebe quatro dias de debates sobre bioener...
12/08/26
Biometano
Com salto de 75% na produção, setor de biometano lança d...
12/08/26
Agronegócio
Firjan comemora aprovação do Programa de Desenvolvimento...
12/08/26
Internacional
KPMG: consumo de combustível fóssil cai, apesar da parti...
12/08/26
Fenasucro
Abertura da Fenasucro & Agrocana destaca liderança do Br...
12/08/26
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Evento
IBP e BIP reúnem líderes para discutir a tecnologia no f...
11/08/26
Evento
Gestão de Ativos ganha protagonismo na estratégia empres...
11/08/26
Fenasucro
CEO da ORPLANA modera debate sobre cana e milho na Fenas...
11/08/26
Macaé
Foresea participa do WSOP 2026 e reforça que segurança é...
11/08/26
Pessoas
Atvos anuncia novo CEO
11/08/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
Siemens Energy expande atuação no offshore brasileiro co...
10/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.