Competição

Equipe brasileira conquista 2º lugar na Shell Eco-marathon Americas

Competição de eficiência energética reuniu 1.000 estudantes de cinco países.

Redação / Assessoria
15/04/2015 13:51
Visualizações: 704 (0) (0) (0) (0)

No último domingo (12), chegou ao fim mais uma Shell Eco-marathon Americas. Nesta edição, o Brasil conquistou a segunda colocação na categoria “Combustível Alternativo” com o time da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Já a equipe da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, recebeu o “Prêmio Perseverança”.

A equipe Pato a Jato, formada por alunos da UTFPR, chegou ao pódio com o protótipo batizado de Popygua. O nome do time faz referência à cidade onde está localizado o campus da universidade, em Pato Branco, no interior do Paraná. Em sua estreia em competições internacionais, o Popygua obteve a marca de 316km/l de etanol e alcançou o melhor resultado brasileiro nas nove edições da competição.

A outra equipe brasileira premiada nesta edição foi a da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo. Os estudantes receberam o “Prêmio Perseverança” por terem trabalhado duro para conseguir deixar o carro pronto para a corrida. Um problema na alfândega atrasou em dois dias a chegada à Detroit do protótipo desenvolvido pelo time. Os brasileiros, no entanto, trabalharam por 14 horas seguidas para conseguir passar na inspeção técnica. O resultado da determinação da equipe foi o nono lugar na categoria “Bateria Elétrica”.

Durante quatro dias, mais de 1.000 estudantes de cinco países de todas as Américas testaram o potencial energético de seus protótipos em seis categorias: Bateria, Gasolina, Combustíveis Alternativos, Diesel, Hidrogênio e CNG. Pelo segundo ano consecutivo, duas universidades do Canadá disputaram o primeiro lugar, mas ao contrário de 2014, a Universidade de Toronto levou a melhor este ano e ficou com o prêmio de ultra eficiência energética.

Em 2016, a competição volta às pistas de Detroit, berço da indústria automobilística, e deve reunir novamente centenas de estudantes ávidos por bater recordes de eficiência energética.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Compagas registra resultados históricos e acelera expans...
21/07/25
Gás Natural
Sergipe lidera debate nacional sobre redes estruturantes...
21/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
21/07/25
Resultado
Revap alcança recordes históricos no 1º semestre com die...
21/07/25
Combustíveis
Etanol registra nova queda, segundo Cepea/Esalq
21/07/25
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.