PPSA

Equipe da Pré-Sal Petróleo faz visita técnica à UFRJ

Redação TN Petróleo/Assessoria
23/09/2021 15:36
Equipe da Pré-Sal Petróleo faz visita técnica à UFRJ Imagem: Divulgação PPSA Visualizações: 1575 (0) (0) (0) (0)

O diretor-presidente da Pré-Sal Petróleo (PPSA), Eduardo Gerk, realizou esta semana uma visita técnica ao Núcleo Interdisciplinar de Dinâmicas de Fluido (NIDF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com objetivo de conhecer os estudos em curso no laboratório que contribuirão para melhores resultados nas operações no pré-sal brasileiro. O Núcleo está se dedicando a ensaios na área de incrustações inorgânicas, fenômeno comum aos poços produtores do pré-sal, que pode acarretar perdas de produção. Gerk esteve acompanhado do assessor de planejamento estratégico, Antonio Cláudio Corrêa e do gerente executivo, Antonio Carlos Capeleiro Pinto.

Recebidos pelos professores Átila Freire e Juliana Loureiro, ambos doutores em dinâmica dos fluidos, o time da PPSA conheceu diversos ensaios em andamento no NIDF, especialmente sobre incrustações inorgânicas de carbonato de cálcio, comum nos poços produtores do pré-sal. Foram apresentadas imagens obtidas com o microscópio eletrônico de varredura, mostrando como ocorre o crescimento dos cristais na parede da tubulação.

Foi possível conhecer também o projeto para avaliar o efeito do campo magnético sobre as incrustações de carbonato de cálcio. "É um trabalho muito inovador. É importante tanto a compreensão do fenômeno, quanto a possibilidade de encontrar formas para a evitar o depósito dos cristais. Neste momento, eles estão preparando um sítio de testes para avaliar como o campo magnético pode atuar para evitar a deposição das incrustações na parede da tubulação, no fundo do poço. Estamos na torcida pelo sucesso do projeto", disse Capeleiro Pinto.

Os professores apresentaram também o andamento dos ensaios sobre a confiabilidade e precisão de diferentes métodos para medição de vazão de correntes gasosas ricas em gás carbônico.

Por fim, a equipe da PPSA visitou o Centro Integrado de Manufatura Aditiva (CIMAD), que conta com impressoras 3D.Os equipamentos têm permitido ao NIDF fabricar seus próprios simuladores físicos em resina e em metal, além de peças sobressalentes.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Subsea
OneSubsea entrega primeira árvore de natal molhada de Bú...
28/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
Energia Elétrica
Bandeira vermelha eleva custo da energia, mas associados...
27/08/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
IBP debate investimentos em infraestrutura e logística n...
27/08/25
ANP
Segunda etapa de audiência pública debate classificação ...
27/08/25
IBP
RELIVRE reafirma a competência federal referente à ativi...
27/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
ANP
Pesquisa, desenvolvimento e inovação: ANP atualiza Paine...
27/08/25
Seminário
PPSA abre inscrições para Seminário de Lançamento do Lei...
27/08/25
IBP
Carta Aberta em apoio à ANP na classificação de gasoduto...
27/08/25
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
ANP
Oferta Permanente de Concessão: resultado parcial do 5º ...
26/08/25
PD&I
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétrica...
26/08/25
PPSA
Leilão de Áreas Não Contratadas será realizado em dezembro
26/08/25
IBP
Desafio iUP Innovation Connections inicia etapa de capac...
25/08/25
Transição Energética
Fórum Nordeste 2025 discute energias renováveis, sustent...
25/08/25
Margem Equatorial
10 perguntas e respostas sobre a Avaliação Pré-Operacion...
25/08/25
Internacional
UNICA participa de encontro internacional na Coreia de S...
25/08/25
Reconhecimento
HPG Lab é premiado no Prêmio Inventor Petrobras 2025 com...
25/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.