5G

Ericsson e CNI lançam cartilha sobre 5G e o papel da Propriedade Intelectual

Conteúdo já está disponível para download e foi desenvolvido com o apoio de parceiros dos principais setores da indústria, como o automotivo, de agronegócio, de engenharia e eletrônica

Redação TN Petróleo, Agência CNI de Notícias
17/01/2022 09:27
Ericsson e CNI lançam cartilha sobre 5G e o papel da Propriedade Intelectual Imagem: Divulgação Visualizações: 1780

A inovação da tecnologia 5G, que tem a liderança da Ericsson, é tema de publicação em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O guia “5G e patentes essenciais: O papel da propriedade intelectual no avanço da digitalização” apresenta o cenário por trás dos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento para a adoção de novas tecnologias como o 5G.

A cartilha aborda os conceitos da área e a importância do tema para o desenvolvimento econômico do país. Além disso, contextualiza o papel da propriedade intelectual aplicada à evolução das tecnologias de conectividade. O material é direcionado, principalmente, aos profissionais do setor jurídico com o intuito de fornecer informações que auxiliem a compreensão do tema no âmbito dos direitos de propriedade intelectual (DPI).

O conteúdo foi desenvolvido com o apoio de parceiros dos principais setores da indústria, como o automotivo, de agronegócio, de engenharia e eletrônica, proporcionando um olhar especializado em relação aos impactos decorrentes da implementação da quinta geração de internet móvel, possibilitada pela evolução que a segurança jurídica da propriedade intelectual permite.

Mais do que uma nova geração de tecnologia móvel, o 5G representará a verdadeira transformação digital e impulsionará a produtividade na América Latina, principalmente no Brasil, com ganhos significativos para a economia nacional.

Para o diretor de Patentes da Ericsson Global e um dos autores do guia, Ícaro Leonardo da Silva, o material tem relevância estratégica diante do recente leilão do 5G, em que a atenção de vários países se voltou ao Brasil devido ao peso e grandiosidade que esse certame teve.

Segundo o diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Ericsson para América Latina, Edvaldo Santos, a cartilha apresenta o cenário por trás dos massivos investimentos que as empresas fazem no setor de P&D.

“Com a receita gerada pelo licenciamento de patentes, é possível transformar esse investimento em um círculo virtuoso de benefícios para todas as partes envolvidas no processo de inovação, gerando a criação de empregos qualificados, desenvolvimento econômico e posicionamento do país como um mercado estratégico na produção de novas tecnologias”, explica o executivo.

Para a gerente de Política Industrial da CNI, Samantha Cunha, a cartilha contribui para aumentar o conhecimento sobre o 5G, uma tecnologia de conectividade que terá papel fundamental no processo de transformação digital rumo à Indústria 4.0, essencial para a competitividade das empresas brasileiras:

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Alcoa e Posidonia reforçam avanços na equidade de gênero...
08/04/26
Evento
Fórum nacional debate expansão do biogás e do biometano ...
08/04/26
Curso
Firjan SENAI e Foresea assinam parceria para oferecer cu...
08/04/26
Posicionamento IBP
Taxação de 12% na MP1340 gera sobreposição tributária e ...
08/04/26
iBEM26
Entrevista exclusiva: Rosatom mira o Brasil e reforça pr...
07/04/26
Resultado
Porto do Açu garante R$ 237 milhões em royalties retroat...
07/04/26
Pessoas
Angélica Laureano é a nova Diretora Executiva de Logísti...
07/04/26
Biometano
ANP credencia primeiro Agente Certificador de Origem (AC...
07/04/26
ANP
Conteúdo local: ANP ultrapassa marco de 30 TACS
07/04/26
Cana Summit
Juros elevados e crédito mais restrito colocam fluxo de ...
07/04/26
PPSA
União recebe R$ 917,32 milhões por redeterminação de Tupi
07/04/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preço médio da safra 25/26 supera o da tem...
07/04/26
Estudo
Brasil amplia dependência de térmicas, mas falta de esto...
06/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP publica novo edital
06/04/26
Tributação
Infis Consultoria promove 4º Seminário Tributação em Óle...
06/04/26
Hidrogênio Verde
Estudo no RCGI mapeia regiões com maior potencial para p...
06/04/26
BRANDED CONTENT
Intercabos® lança novo site e concretiza presença no mer...
03/04/26
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23