5G

Ericsson e CNI lançam cartilha sobre 5G e o papel da Propriedade Intelectual

Conteúdo já está disponível para download e foi desenvolvido com o apoio de parceiros dos principais setores da indústria, como o automotivo, de agronegócio, de engenharia e eletrônica

Redação TN Petróleo, Agência CNI de Notícias
17/01/2022 12:27
Ericsson e CNI lançam cartilha sobre 5G e o papel da Propriedade Intelectual Imagem: Divulgação Visualizações: 1270 (0) (0) (0) (0)

A inovação da tecnologia 5G, que tem a liderança da Ericsson, é tema de publicação em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O guia “5G e patentes essenciais: O papel da propriedade intelectual no avanço da digitalização” apresenta o cenário por trás dos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento para a adoção de novas tecnologias como o 5G.

A cartilha aborda os conceitos da área e a importância do tema para o desenvolvimento econômico do país. Além disso, contextualiza o papel da propriedade intelectual aplicada à evolução das tecnologias de conectividade. O material é direcionado, principalmente, aos profissionais do setor jurídico com o intuito de fornecer informações que auxiliem a compreensão do tema no âmbito dos direitos de propriedade intelectual (DPI).

O conteúdo foi desenvolvido com o apoio de parceiros dos principais setores da indústria, como o automotivo, de agronegócio, de engenharia e eletrônica, proporcionando um olhar especializado em relação aos impactos decorrentes da implementação da quinta geração de internet móvel, possibilitada pela evolução que a segurança jurídica da propriedade intelectual permite.

Mais do que uma nova geração de tecnologia móvel, o 5G representará a verdadeira transformação digital e impulsionará a produtividade na América Latina, principalmente no Brasil, com ganhos significativos para a economia nacional.

Para o diretor de Patentes da Ericsson Global e um dos autores do guia, Ícaro Leonardo da Silva, o material tem relevância estratégica diante do recente leilão do 5G, em que a atenção de vários países se voltou ao Brasil devido ao peso e grandiosidade que esse certame teve.

Segundo o diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Ericsson para América Latina, Edvaldo Santos, a cartilha apresenta o cenário por trás dos massivos investimentos que as empresas fazem no setor de P&D.

“Com a receita gerada pelo licenciamento de patentes, é possível transformar esse investimento em um círculo virtuoso de benefícios para todas as partes envolvidas no processo de inovação, gerando a criação de empregos qualificados, desenvolvimento econômico e posicionamento do país como um mercado estratégico na produção de novas tecnologias”, explica o executivo.

Para a gerente de Política Industrial da CNI, Samantha Cunha, a cartilha contribui para aumentar o conhecimento sobre o 5G, uma tecnologia de conectividade que terá papel fundamental no processo de transformação digital rumo à Indústria 4.0, essencial para a competitividade das empresas brasileiras:

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.