Evento

Espírito Santo projeta futuro da indústria de petróleo e gás com lançamento de novo Anuário

TN Petróleo
08/04/2025 15:25
Espírito Santo projeta futuro da indústria de petróleo e gás com lançamento de novo Anuário Imagem: TN Petróleo Visualizações: 2109

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Observatório Findes, lançou nesta terça-feira (8), em parceria com o Governo do Estado, a 8ª edição do Anuário da Indústria do Petróleo e Gás Natural no Espírito Santo. O evento aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, reunindo autoridades, representantes do setor e parceiros estratégicos.

O documento, que é referência na área, consolida os principais dados, análises e projeções da indústria de petróleo e gás no Espírito Santo. A nova edição apresenta uma perspectiva de produção até 2030, além de informações detalhadas sobre investimentos previstos, número de poços perfurados, arrecadação de royalties e participações especiais, entre outros indicadores relevantes para o desenvolvimento do setor.

“Esse Anuário representa muito do que é o conhecimento de uma indústria extremamente importante que é o setor de petróleo e gás. Um setor pujante que emprega muito e que contribui imensamente para o setor público. E por consequência, o Anuário é uma forma de a gente mostrar o que é o setor de petróleo e gás e o quanto ele é importante para o setor produtivo e para toda a sociedade do modo geral. O Anuário espelha exatamente as ações e todo o retrospecto que o setor de petróleo e gás tem no Espírito Santo”, destacou Paulo Baraona (foto), presidente da Findes.

A iniciativa conta com a colaboração de importantes instituições e entidades, como o Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia (FCPGE), o Sebrae/ES, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a Organização Nacional da Indústria de Petróleo e Gás (Onip), a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (Abpip) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

“O segmento do petróleo e do gás tem sido um dos mais importantes na geração de emprego e oportunidade para a indústria caprichaba e contribui com o nosso desenvolvimento. A Federação das Indústrias nos dá mais uma oportunidade de avaliação ampla sobre o peso, a importância econômica e social do segmento de óleo e gás no Espirito Santo”, ressaltou o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço.

Desde 2017, a Findes, em parceria com o FCPGE e por meio do Observatório Findes, é responsável pela produção deste anuário, que se consolidou como uma ferramenta estratégica para empresários, investidores e formuladores de políticas públicas. A publicação contribui para a transparência, o planejamento e o fortalecimento da cadeia produtiva de petróleo e gás no estado.

Com um setor em crescimento e com previsões otimistas para os próximos anos, o Espírito Santo reafirma seu protagonismo nacional na indústria de óleo e gás, buscando aliar desenvolvimento econômico à sustentabilidade e inovação.

Saiba mais no vídeo abaixo! 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
Meio ambiente
PortosRio realiza mutirões de limpeza e conscientização ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Resultado
Com crescimento de mais de 4%, portos do Nordeste movime...
19/12/25
Investimento
Novos projetos aprovados pelo Fundo da Marinha Mercante ...
19/12/25
Santa Catarina
Porto de Imbituba conclui 2025 com obras estruturantes e...
18/12/25
Resultado
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam ...
18/12/25
Leilão
Governo Federal fará em fevereiro o primeiro bloco de le...
17/12/25
Bahia
PortosRio participa da 4ª Assembleia Geral Itinerante da...
16/12/25
Navegação Interior
Hidrovias reduzem emissões e se consolidam como modelo d...
16/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
15/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Investimentos
Terminal de contêineres do Porto do Rio de Janeiro receb...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.