<P>A governadora Yeda Crusius e o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, assinaram, segunda-feira, 20, convênio entre o Estado e o Ministério dos Transportes para a dragagem do canal de acesso ao Porto do Rio Grande. A obra, no valor de R$ 200 milhões, prevê o aprofundamento de 30 para 40 p?...
Jornal Agora - RSA governadora Yeda Crusius e o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, assinaram, segunda-feira, 20, convênio entre o Estado e o Ministério dos Transportes para a dragagem do canal de acesso ao Porto do Rio Grande. A obra, no valor de R$ 200 milhões, prevê o aprofundamento de 30 para 40 pés (equivalente a 18 metros) e a manutenção das condições de profundidade dos canais interno e externo de acesso ao Superporto.
A dragagem permitirá a entrada dos navios de grande porte, chamados pós-panamax, permitindo aumento de cerca de 35% do volume de carga e descarga de navios, especialmente nos terminais de grãos. O chefe da Casa Civil explicou que a medida atende à Lei 11.610, de 12 de dezembro de 2007, que instituiu o Programa Nacional de Dragagem Portuária e Hidroviária, e abrange a execução de obras e serviços de engenharia e dragagem do leito das vias aquaviárias, compreendendo a remoção do material sedimentar submerso e a escavação do leito, com vistas à manutenção da profundidade dos portos em operação.
Trata-se de um grande passo para a competitividade do nosso porto, o incremento do comércio exterior e o desenvolvimento da economia gaúcha, afirmou. Wenzel disse que durante as obras serão analisadas e respeitadas todas as condicionantes ambientais, conforme licenças para dragagem e manutenção.
Fale Conosco
22