Meio ambiente

Estados processam empresas de energia nos EUA

BBC Brasil
27/07/2004 00:00
Visualizações: 900

Cinco companhias de eletricidade dos Estados Unidos estão sendo processadas por Estados americanos, sob a acusação de serem as maiores emissoras de dióxido de carbono (CO2) do país.
Os oito Estados que apresentaram a ação, entre eles Califórnia, Nova York e Wisconsin, juntamente com a cidade de Nova York, alegam que essas empresas são responsáveis, sozinhas, por cerca de 10% do total anual de CO2 emitido no país, ou aproximadamente 25% do total produzido por usinas de energia.
Nos processos, os Estados não estão pedindo às companhias American Electric Power, Southern Co., Xcel Energy, Cinergy e Federal Tennessee Valley Authority (TVA) que paguem uma compensação por estarem poluindo o meio ambiente, mas sim que a Justiça as force a reduzir suas emissões.
Representantes de duas das empresas, a Xcel Energy e a TVA, se defenderam dizendo que já estão se esforçando para diminuir a poluição pela qual são responsáveis.

Precedente - A ação foi apresentada pelos Estados em um tribunal federal da cidade de Nova York, com base em uma lei sobre perturbações públicas.
Um porta-voz do procurador-geral de Nova York disse que o caso pode lançar um precedente, na medida em que coloca "pela primeira vez o aquecimento global no mapa das disputas judiciais".
Um representante da Associação Nacional dos Fabricantes, que representa algumas das companhias de eletricidade envolvidas, disse que impor maiores controles às emissões de dióxido de carbono poderia ter impacto negativo sobre a economia dos Estados Unidos.
O dióxido de carbono é considerado um dos principais poluentes que causam o efeito estufa.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
Macaé Energy
Lumina Group marca presença na Macaé Energy 2026
20/03/26
Resultado
Gasmig encerra 2025 com lucro líquido de R$ 515 milhões ...
20/03/26
Combustíveis
Fiscalização nacional alcança São Paulo e amplia ações s...
20/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23