Indústria Naval

Estaleiro Atlântico Sul negocia com grupo japonês

O estaleiro recebeu um ultimato da Petrobras para fechar parceria com um sócio tecnológico sob o risco de ter contratos cancelados. Segundo o presidente do Fórum dos Trabalhadores da Indústria Naval e Petróleo, Joacir Pedro, que tem acompanhado as negocia&cced

Folha de São Paulo
13/06/2012 12:03
Estaleiro Atlântico Sul negocia com grupo japonês Visualizações: 1446
O Estaleiro Atlântico Sul (EAS), que recebeu um ultimato da Petrobras para fechar parceria com um sócio tecnológico sob o risco de ter contratos cancelados, está conversando com o grupo japonês Ishikawajima.

Segundo o presidente do Fórum dos Trabalhadores da Indústria Naval e Petróleo, Joacir Pedro, que tem acompanhado as negociações, a tendência é que o acordo seja fechado ainda este mês.

"As conversas agora são sobre o valor que será acertado, eles querem ter no mínimo 10%, mas podem ir para 15%, 20%", disse o sindicalista. O Estaleiro Atlântico Sul não comentou o assunto.

O Ishikawajima já foi dono do estaleiro Inhaúma, atualmente arrendado pela Petrobras. O fechamento do acordo representaria a volta do grupo ao Brasil.

O EAS, controlado igualmente pela Queiroz Galvão e Camargo Corrêa, tinha como parceiro tecnológico a Samsung, que começou a sociedade com 10% de participação, mas não acompanhou um aumento de capital e foi reduzida para 7,9%. Após desentendimentos com os outros donos do EAS, a Samsung decidiu abandonar a parceira.

O estaleiro EAS tem 21 navios sendo construídos para a Transpetro, sendo que apenas seis tem a garantia da tecnologia Samsung. Para manter o contrato com a estatal, o novo parceiro tecnológico tem que ser anunciado até agosto.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Navegação Interior
Paraná-Tietê: a hidrovia que integra três regiões e impu...
24/06/26
Investimento
Com alta na movimentação de cargas, Porto de Paranaguá a...
22/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Exportação e Logística
Porto do Açu realiza primeira operação de movimentação d...
22/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Resultado
Movimentação de cargas no Porto de Imbituba ultrapassa 3...
18/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Oportunidade
Norsul e Norcoast investem na formação de novos Oficiais...
17/06/26
Logística
Porto de Itaqui consolida força do Arco Norte e encurta ...
15/06/26
Internacional
Agenda de sustentabilidade dos portos brasileiros ganha ...
12/06/26
Navegação Interior
Com recursos do Fundo da Marinha Mercante, Região Norte ...
10/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25