Operação

Estaleiro Brasa finaliza com sucesso a campanha de içamento dos módulos do FPSO Cidade de Maricá

Estaleiro Brasa
01/09/2015 11:09
Estaleiro Brasa finaliza com sucesso a campanha de içamento dos módulos do FPSO Cidade de Maricá Imagem: Sinaval Visualizações: 745

A campanha de içamento dos módulos construídos pelo Estaleiro Brasa para o mega FPSO “Cidade de Maricá” foi concluída com sucesso na segunda semana de agosto.

Foram içadas cerca de 8 mil toneladas a bordo do FPSO, entre módulos de processamento de óleo, tratamento de gás e recuperação de CO2, sendo o mais pesado deles com 1.580 toneladas. A campanha foi realizada pela BSL Serviços com a cábrea Pelicano 1, que tem capacidade de içamento de cargas até 2.050 toneladas.

Além da integração dos módulos do FPSO “Cidade de Maricá”, com término previsto para o final de 2015, o Brasa está concluindo a construção dos módulos do FPSO “Cidade de Saquarema”, que teve seu casco convertido em um estaleiro na China e atracará no cais em novembro deste ano.

Além da construção de módulos de topsides, a Empresa também atua em outras frentes de negócio como: operação portuária de movimentação/armazenagem de cargas e serviços de manutenção offshore. Atualmente, o Estaleiro Brasa é responsável pela geração de 2.500 empregos, entre mão de obra direta e indireta.

Perfil

O Estaleiro Brasa está localizado na Ilha da Conceição, em Niterói (RJ), no coração da indústria brasileira de óleo e gás. Com 65 mil m2 de área pavimentada, é especializado na construção de módulos de topsides e sua integração a plataformas de produção de petróleo tipo FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading).

As instalações reúnem um arranjo produtivo extremamente favorável que permite minimizar 2 gargalos importantes:  o estaleiro para a construção dos módulos e o cais de integração. O Brasa, que iniciou suas atividades em 2012, tem capacidade para construir até 14 módulos de topsides e para executar a integração simultânea de 2 mega FPSOs, além de realizar operações portuárias de movimentação/armazenagem de cargas e de serviços de manutenção offshore.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Margem Equatorial
Após descoberta de petróleo, Governo do Amapá avança na ...
20/08/26
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
Resultado
Porto de Imbituba supera 4,56 milhões de toneladas movim...
17/08/26
Navalshore
Firjan SENAI apresenta o Rede de Oportunidades para Forn...
17/08/26
Margem Equatorial
Poço Morpho: Petrobras descobre hidrocarbonetos em águas...
15/08/26
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
Meio Ambiente
Norsul reduz emissões de 13 mil toneladas de CO₂ com tec...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
Evento
Portos de Imbituba e Laguna apresentam potencial logísti...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
Siemens Energy expande atuação no offshore brasileiro co...
10/08/26
PPSA
8º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Búzios e de ...
10/08/26
Resultado
Petrobras lucra R$ 52,4 bilhões no segundo trimestre de 2026
07/08/26
Margem Equatorial
Firjan SENAI leva para o Amapá o programa Rede de Oportu...
07/08/26
Bacia de Santos
Oil States assina contrato para fabricação dos Jumpers R...
06/08/26
Internacional
Tarifaço EUA, Firjan Internacional elabora cartilha de a...
06/08/26
Bacia de Campos
Projeto Raia avança com novos marcos em um dos principai...
06/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.