Licitação

Estaleiro Rio Grande desite da Transpetro, mas participará da licitação do dique-seco

O estaleiro Rio Grande desiste da licitação da Transpetro, mas mantem o interesse en disputar a construção do dique-seco para a Petrobras, que terá sessão de apresentação de propostas na próxima segunda-feira (23/01).


16/01/2006 00:00
Visualizações: 1100

O estaleiro Rio Grande foi pré-qualificado em quarto lugar na primeira fase de licitação, a de propostas técnicas, e teria condições de participar do Grupo B e C, para a construção de navios Panamax, produtos e gaseiros. No entanto, segundo o explica gerente de implantação do estaleiro Rio Grande, Roberto Dieckmann, a empresa só teria interesse em participar da licitação da Transpetro se tivesse sido pré-qualificada para a construção de grandes petroleiros Suezmax e Aframax. Na avaliação do executivo, o estaleiro Rio Grande, que ainda não possui instalações físicas, não teria condições de fazer propostas competitivas para a construção dos navios do grupo B uma vez que já existem estaleiros capacitados para este tipo de encomenda.

"Chegamos a apelar para passar para o grupo A e quando soubemos que um dos classificados para os grandes petroleiros desistiria da disputa, voltamos a apelar para participar no grupo principal. Com a saída de um grupo, subiríamos uma posição. No entanto, a comissão de licitação considerou que a fase de pré-qualificação já havia sido encerrada", informa. 

O executivo critica a decisão da comissão: "Acreditamos que a licitação não é virtuosa uma vez que tinha três competidores, um desiste e se despreza um quarto colocado", diz o executivo que considera que a participação de mais um competidor seria bom para a Petrobras, para a comissão de licitação e para o país.

Em relação à licitação para a construção do dique-seco para a Petrobras, Dieckmann considera a proposição muito mais realista em termos de cronograma. O programa exige a construção de um dique-seco com capacidade para a construção e reparos de plataformas em dois anos.

Para participar da licitação, o estaleiro Rio Grande vai oferecer a mesma área na cidade de Rio Grande (RS) na qual será feito investimento de cerca de US$ 75 milhões. "Para o estaleiro, o investimento seria de US$ 100 milhões e a dique-seco é cerca de 25% a 30% mais barato", calcula Dieckmann, que ressalta, entretanto, que o importante para a cidade seria a geração de 2.500 empregos e os impostos decorrentes da operação da instalação.

Para a construção do dique-seco, a empresa usaria apenas 40% do terreno de que dispõe e a intenção de construir um estaleiro no local permanece, embora em um prazo maior.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustível
ETANOL/CEPEA: Cotações voltam a recuar com mais força
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
PD&I
Hidrogel desenvolvido na Unicamp remove água presente no...
13/07/26
Internacional
Guerra, petróleo e dólar: como as oscilações globais imp...
13/07/26
Combustíveis
ICL defende urgência para o PLP 73 e cobra ANP forte na ...
13/07/26
Compliance
IBP debaterá compliance diante dos impactos geopolíticos...
13/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda pressionando os preços no...
13/07/26
Energia Elétrica
Garantia Física entra no radar das geradoras hidrelétric...
10/07/26
Gás Natural
ANP determina revisão de cronograma para adequação de un...
10/07/26
Gás Natural
Gás natural: ANP aprova atuação de ofício para soluciona...
10/07/26
Biodiesel
ANP revisará regras para usos voluntários de biodiesel
10/07/26
ANP
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
10/07/26
Construção Naval
Estaleiro Rio Grande recebe 11 mil toneladas de aço para...
10/07/26
ANP
Inscrições para Jornada Empreendedora PRH-ANP 2026 podem...
10/07/26
Rio de Janeiro
ANP estará presente na Rio Innovation Week
10/07/26
Apoio Offshore
Porto do Açu investe em gestão hídrica para impulsionar ...
09/07/26
Oportunidade
Equinor abre inscrições para Programa de Estágio 2026
08/07/26
Acordo
ANP e Petrobras assinam acordo para adequação de 335 poç...
07/07/26
Bacia de Pelotas
TGS inicia, em agosto, janela ambiental para proteção da...
07/07/26
Gasodutos
TBG e UTE Paulínia Verde firmam compromisso para transpo...
07/07/26
Multimodal
Ultracargo e bp ampliam capacidade de armazenagem para f...
07/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.