BRANDED CONTENT

Estudo comprova eficiência do corte a plasma na manutenção de refinarias de petróleo e gás no Brasil

O material preparado por especialistas do setor em conjunto com a Hypertherm Associates conclui que os processos que utilizam tecnologia de plasma são 8 vezes mais rápidos e proporcionam condições de trabalho mais seguras quando comparado com outras tecnologias

Redação TN Petróleo/Assessoria
02/11/2024 11:00
Estudo comprova eficiência do corte a plasma na manutenção de refinarias de petróleo e gás no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 4108

O setor de petróleo e gás tem sido um dos principais pilares da economia brasileira nos últimos anos. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que o setor representa mais de 10% do PIB industrial e gera mais de 1,6 milhões de empregos  diretos e indiretos. Neste cenário, há uma busca cada vez maior por soluções e processos que atendam as demandas por segurança e ganhos de produtividade, com foco no crescimento do setor.

Em 2024, a Hypertherm Associates, líder global na fabricação de produtos de corte industrial e software, participou de um estudo que comprova que o uso do corte a plasma comparado ao oxicorte e discos abrasivos, por exemplo, na manutenção de tanques em refinarias de petróleo no Brasil, podem melhorar produtividade, segurança, ajudam a reduzir custos e melhorar a saúde do trabalhador.

“O estudo realizado pelo departamento de Estudos de Mercado, comprova que em termos de produtividade, o corte a plasma é até 8 vezes mais rápido que o oxicorte e um processo que duraria 6 horas pode chegar a impressionantes 18 minutos. Estamos falando de economia de tempo, recursos e qualidade melhorada, porque o plasma também proporciona corte de qualidade” diz Gerson Santos, Gerente Estratégico de contas da Hypertherm Associates.

Hoje, aproximadamente 90% das operações de corte em refinarias utilizam oxicorte e 10% utilizam discos abrasivos para manutenção. O plasma pode ser usado de forma mais eficiente em todos esses processos.

Outros benefícios do corte a plasma na manutenção de refinarias

O estudo, do qual a Hypertherm Associates participou, também fornece outros indicadores importantes, como o fato de que o uso do corte a plasma significa menor exposição a vapores e partículas, o que ajuda os trabalhadores a evitar problemas de saúde como bronquite, tontura, doenças pulmonares, dores de cabeça, náuseas e até envenenamento por monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio. O uso da tecnologia também evita lesões nos funcionários devido ao menor peso e elimina o risco de acidentes devido a possíveis quebras nos discos.

Sobre a Hypertherm Associates:

A Hypertherm Associates é uma fabricante norte-americana de produtos e software de corte industrial. Seus produtos, incluindo os sistemas de jato de água OMAX e de plasma da Hypertherm, são usados por empresas do mundo inteiro para construir navios, aviões e trens, fabricar estruturas em aço e equipamentos pesados e produzir turbinas eólicas, e muito mais. Além dos sistemas de corte, a empresa cria CNCs e softwares que proporcionam níveis de desempenho e confiabilidade que resultam em maior produtividade e lucratividade para centenas de milhares de empresas. Fundada em 1968 a Hypertherm Associates é uma empresa 100% de propriedade dos seus funcionários e emprega aproximadamente 2.000 profissionais, com operações e representações por parceiros no mundo inteiro.

Saiba mais em nosso site e em nossoas mídias soiciais: 

    

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Logística
Dragagem marca ampliação das atividades no Terminal Marí...
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
Parceria
Vast e HIF Global assinam acordo para tancagem de e-Meta...
24/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy: debates focam no papel estratégico do gás ...
18/03/26
Resultado
Portos e terminais do Sudeste movimentam 56,5 milhões de...
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
16/03/26
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
Resultado
Porto do Açu bate recorde histórico em movimentações
13/03/26
Resultado
Portos brasileiros movimentaram 104 milhões de toneladas...
13/03/26
Pré-Sal
Shell conclui assinatura de contratos de alienação que a...
12/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23