Petrobras

Estudo de viabilidade econômica de rochas betuminosas nos EUA

A Petrobras assinou contrato com a Oil Shale Exploration Company (Osec) e com a empresa japonesa de investimentos e trading Mitsui & Co. Ltd. (Mitsui), para realizar estudos conjuntos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, testando o processo Petrosix®. Trata-se de uma tecnologia patentea

Agência Petrobras
09/06/2008 14:32
Visualizações: 1066

A Petrobras assinou contrato com a Oil Shale Exploration Company (Osec) e com a empresa japonesa de investimentos e trading Mitsui & Co. Ltd. (Mitsui), para realizar estudos conjuntos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, testando o processo Petrosix®. Trata-se de uma tecnologia patenteada pela Companhia para extração de óleo de rochas betuminosas, em terras pertencentes a ou arrendadas pela Oil Shale Exploration Company (Osec), em Utah, Estados Unidos. A Mitsui fornecerá serviços de consultoria para o gerenciamento e realização do projeto. Segundo o contrato, com base no resultado do estudo de viabilidade, a Petrobras e a Mitsui terão o direito de adquirir uma participação de 10% a 20% cada no projeto da Osec.

 

O projeto da OSEC, no estado de Utah, engloba o arrendamento de uma propriedade onde há a incidência de rochas betuminosas pertencente ao “Bureau of Land Management” (BLM ou Departamento de Gerenciamento de Terras). Nessa região, serão realizados a pesquisa, o desenvolvimento e a demonstração dessas rochas.

 

Também fará parte dos estudos uma área recém-adquirida pela OSEC de mais de 22 mil acres de propriedade particular de xisto na Bacia do Rio Green, em Utah. Entre terras arrendadas e próprias, a OSEC tem direitos sobre mais de 30 mil acres de propriedade de rochas betuminosas, tendo uma base de recursos já descobertos na faixa de 3 bilhões de barris, segundo estimativas da Norwest Corporation.

 

A larga experiência da Petrobras na produção de rochas betuminosas, e da Mitsui com recursos naturais e commodities, além do desenvolvimento de rochas betuminosas pela OSEC em Utah desde 2005, têm grande potencial para demonstrar e desenvolver o maior recurso ainda não explorado de energia nos EUA. Esse país contém reservas suficientes para suprir a demanda atual de energia do país pelos próximos 100 anos.

 

A avançada tecnologia de extração de óleo de rochas betuminosas, conhecida como Petrosix®, foi desenvolvida pela Petrobras e já acumula mais de 30 anos de operação comercial de sucesso na Unidade da Petrobras em São Mateus do Sul, Paraná. Além de não gerar resíduos, a unidade de produção da Petrobras segue normas rigorosas de proteção do meio ambiente.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Premiação
Infotec Brasil é premiada na edição histórica do Ranking...
21/11/25
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
PetroSupply Meeting impulsionará negócios no Mossoró Oil...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Financiamento
Unicamp inaugura supercomputador de IA financiado pela S...
19/11/25
Combustíveis
Ineep: preços dos combustíveis resistem e não acompanham...
19/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP amplia prazo para atendiment...
18/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Oferta Permanente
ANP aprova nova versão do edital com a inclusão de 275 b...
18/11/25
Reconhecimento
Copa Energia avança no Ranking 100 Open Startups e é rec...
18/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
Firjan
Rio de Janeiro tem superávit de US$ 8,7 bilhões na balan...
18/11/25
Petrobras
Região da RPBC irá receber R$ 29 milhões em projetos soc...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
Gás Natural
Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte vai...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Alerta na COP30: sem eletrificação, indústria não cumpri...
17/11/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana valorizados
17/11/25
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.