Meio Ambiente

Etanol evita mais de 316 mil/ton de CO2 na Paraíba

Segundo o Sindalcool-PB, em comparação ao seu principal concorrente, a gasolina, o etanol evita cerca de 90% da quantidade de CO2.

Redação TN Petróleo/Assessoria
02/01/2023 12:51
Etanol evita mais de 316 mil/ton de CO2 na Paraíba Imagem: Divulgação Visualizações: 2344

Um levantamento interno do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB), realizado neste mês de dezembro, mostrou que o consumo do biocombustível etanol no estado evitou 316.422 toneladas de CO2 na atmosfera. Os dados levam em conta o abastecimento com etanol na Paraíba entre os meses de janeiro a outubro deste ano. Por isso, segundo o sindicato, as emissões poluentes evitadas pelo etanol ainda são maiores.

O consumo de etanol hidratado (que é vendido nos postos) na Paraíba, entre os meses do levantamento, foi de 102.328.400 milhões de litros. Já o consumo do anidro, aquele adicionado à gasolina, foi de 153.669.925 milhões de litros.

Segundo o Sindalcool-PB, em comparação ao seu principal concorrente, a gasolina, o etanol evita cerca de 90% da quantidade de CO2. A entidade também ressalta que o etanol anidro, além de aumentar a octanagem do combustível fóssil, também ajuda a reduzir as emissões do blend.

O levantamento também traz os números referentes à gasolina. O combustível fóssil foi responsável por emitir cerca de 1.149.679 milhões de toneladas de CO2 equivalentes. O consumo de gasolina na Paraíba, entre janeiro e outubro deste ano, foi de 569.147.872 milhões de litros.

Queima de combustíveis fósseis têm impacto negativo para a saúde

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a queima de combustíveis fósseis, de onde vem grande parte das emissões mundiais, é responsável pelas mudanças climáticas, pelo aumento das doenças, entre outras consequências graves contra o desenvolvimento sustentável.

O Sindalcool-PB apoia iniciativas que esclarecem sobre a poluição do ar e os impactos negativos para a saúde, como é o caso da iniciativa "Médicos pelo Ar Limpo" e da campanha "BreatheLife", da OMS e da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente.

"O etanol é a energia para se respirar ar limpo. A queima dos combustíveis fósseis (gasolina e diesel) lança no ar o CO2, que é um gás asfixiante. A cada litro de gasolina, uma parte é emitida pelo escapamento dos veículos sob a forma de pó, em partículas de 2.5 mícrons. Esse pó é absorvido junto com o ar que respiramos. O etanol é uma inovação para a descarbonização do planeta, por isso mais de 50 países já o utilizam para reduzir os problemas causados por esses antigos combustíveis mais intensivos em carbono", disse o presidente-executivo do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
Mão de Obra
Censo 2026 vai mapear perfil socioeconômico de trabalhad...
07/05/26
Internacional
ANP e PPSA realizam evento exclusivo em Houston para pro...
07/05/26
Workshop
ANP faz workshop para dinamizar a exploração de petróleo...
07/05/26
Parceria
Halliburton e Shape Digital firmam colaboração estratégi...
06/05/26
ROG.e
ROG.e 2026 reunirá CEOs de TotalEnergies, Galp, TGS e Ry...
06/05/26
Oportunidade
CNPU 2025: ANP convoca candidatos de nível superior a se...
06/05/26
Combustíveis
Atualização: Extensão do prazo de flexibilização excepci...
06/05/26
Gestão
ANP publica Relatório de Gestão 2025
06/05/26
Internacional
Na OTC Houston 2026, Firjan SENAI SESI expande atuação s...
06/05/26
Energia Elétrica
Modelo simplificado viabilizou 70% das migrações ao merc...
06/05/26
Investimentos
Biocombustíveis podem adicionar até R$ 403,2 bilhões ao PIB
05/05/26
Bacia de Santos
Acordos de Individualização da Produção (AIP) das Jazida...
05/05/26
Energia Solar
ENGIE investirá R$ 5 milhões em três projetos para inova...
05/05/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Média de abril é a mais baixa em quase doi...
05/05/26
Pessoas
Josiani Napolitano assume presidência da ABiogás em mome...
05/05/26
Internacional
Na OTC Houston 2026, Firjan SENAI realiza edição interna...
04/05/26
Reconhecimento
BRAVA Energia recebe prêmio máximo global do setor pelo ...
04/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23