Capacitação

ETEHL e UEZO abrirão novos cursos para formar profissionais para os setores naval e de petróleo, no

<P>A Escola Estadual Henrique Lage (ETEHL) e Centro Universitário da Zona Oeste (UEZO) devem assinar até meados de setembro um termo de parceira com a Sisgrafh e a Integraph, pelo qual as duas empresas doarão novos softwares que serão utilizados na formação de profissionais para os setores nav...

Glauco Figueiredo
27/07/2006 21:00
Visualizações: 1355

A Escola Estadual Henrique Lage (ETEHL) e Centro Universitário da Zona Oeste (UEZO) devem assinar até meados de setembro um termo de parceira com a Sisgrafh e a Integraph, pelo qual as duas empresas doarão novos softwares que serão utilizados na formação de profissionais para os setores naval e de petróleo. A iniciativa está sendo conduzida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do Programa de Engenharia Naval e Oceânica (UFRJ/PENO) e pela Secretaria da Indústria Naval, Petróleo e Energia do Rio de Janeiro (SEINPE). Os cursos serão gratuitos e os interessados devem possuir o Ensino Médio completo.

Os dois softwares oferecem novas possibildades em tecnologia de projetos que possibilitam uma melhoria de performance no modelamento de estruturas e planejamento de manufatura, além de uma redução considerável de força de trabalho, materiais e desperdícios de construção. Os programas doados serão o IntelliShip, utilizado para a projeção de navios; e o SmartPlant, voltado para o desenvolvimento de plantas de processamento de petróleo. Atualmente, os softwares são mais utilizados pelos principais estaleiros do mundo e as soluções da Intergraph são usadas pelo Petrobras há mais de 18 anos.


De acordo com o subsecretário-adjunto da Secretária de Estado da Indústria Naval do Rio, Alceu Mariano de Melo Souza, projeto prevê a formação de 15 estações de trabalho em por unidade. Cada um dos será professores será treinado na UFRJ, por profissionais da Sisgrafh e a expectativa é de que as aulas tenham início no fim deste ano.

A parceria está sendo montada nos mesmos moldes da que foi recentemente fechada pela Universidade de São Paulo, através do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica (USP/DENO) com a Sisgraph e Intergrafh.

A cessão dos softwares para o Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da USP faz parte do Programa Educacional Registered Research Laboratory (RRL), criado pela Sisgraph e a Intergraph. Universidades e laboratórios de pesquisa do mundo todo recebem gratuitamente tecnologia de ponta e suporte necessário para elaborar e executar projetos de pesquisa inovadores.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Elétrica
Thymos Energia avalia Leilão de Transmissão da Aneel
06/07/26
Negócio
Supergasbras assina primeiro contrato de fornecimento de...
06/07/26
Logística
Vast Infraestrutura e Petrobras reforçam parceria e assi...
06/07/26
Posicionamento IBP
Mudança do instrumento não corrige as ilegalidades do Im...
06/07/26
Pessoas
Alessandro Cantarino assume o cargo de Vice-Presidente E...
06/07/26
Combustíveis
Etanol encerra a semana com mercado dividido entre queda...
06/07/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 11 milhões em infraestrutura de gás e...
06/07/26
Transpetro
Transpetro realiza primeiro abastecimento da frota com c...
06/07/26
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.