Produtos e Serviços

Eurofins | IPEX - Análise de biomarcadores de petróleo e derivados

Redação/Assessoria
20/05/2020 14:31
Eurofins | IPEX - Análise de biomarcadores de petróleo e derivados Imagem: Divulgação Visualizações: 3239 (0) (0) (0) (0)

O Grupo Eurofins do Brasil, através de sua unidade Eurofins | IPEX onde funciona seu Núcleo de Análises de Petróleo e Combustíveis é um laboratório referência mundial nas análises de biomarcadores em suporte a estudos Ambientais e Exploração de Petróleo. Com toda a tecnologia e equipamentos necessários, profissionais especializados e experiência em diversos estudos na área, a Eurofins do Brasil utiliza metodologias reconhecidas internacionalmente e de acordo com exigências técnicas e boas práticas determinadas por órgãos nacionais como ANP (Resolução ANP n° 725/2018), IBAMA, CETESB, e demais agências regulatórias estaduais e municipais, bem como, e órgãos internacionais como IMO/UNEP, ITOPF e NOAA.

Uma das grandes dificuldades na avaliação da extensão dos danos de derramamentos de petróleo e/ou seus derivados no meio ambiente é, sem dúvida, o intemperismo, pois muitos podem ser os processos, tais como, evaporação, foto-oxidação, biodegradação, entre outros, que podem mascarar a composição dos hidrocarbonetos provendo diferentes perfis de contaminação dificultando a identificação do produto derramado ou causador da contaminação. A análise de biomarcadores é uma ferramenta essencial e poderosa na avaliação ambiental de hidrocarbonetos, pois permite a caracterização inequívoca da origem desses compostos, seja ela natural ou decorrente de contaminação, e uma correlação entre amostras em diferentes estágios de degradação.

Biomarcadores são compostos orgânicos, que possuem uma fonte específica e alta estabilidade térmica e molecular, sendo muito resistentes à degradação, mantendo uma espécie de assinatura química, como um fingerprint, permitindo a identificação da origem dos hidrocarbonetos de modo unívoco. Por essa razão, são popularmente denominados “DNA” do petróleo. A sua utilização é de grande importância na identificação da origem de depósitos petrolíferos e evolução de derramamentos no ambiente, pois possuem informações relevantes, que podem caracterizar o hidrocarboneto, avaliar o grau de intemperismo do produto no ambiente e sua relação com a fonte poluidora. Entre os biomarcadores, os hopanos e esteranos têm sido utilizados em estudos ambientais em função da sua alta resistência à degradação. A distribuição dos biomarcadores pode fornecer dados para distinguir rochas geradoras depositadas em diferentes ambientes e óleos gerados a partir delas. O perfil desses compostos e as razões entre eles permitem o conhecimento detalhado do ambiente de sua formação e origem, mesmo quando presentes em ambientes superficiais como sedimentos marinhos e águas superficiais. Essas características representam o alicerce de sua aplicação em estudos ambientais de hidrocarbonetos, pois permitem o conhecimento de sua origem, seja ela natural ou antrópica, assim como os efeitos ambientais sobre esses compostos.

O Núcleo de Análises de Petróleo, Combustíveis da Eurofins do Brasil participa dos mais relevantes estudos na área de Petróleo e derivados e Ambientais em todo o Brasil e internacionalmente. Demandas nessa área são crescentes e as exigências legais vinculadas ao meio ambiente também estão dando cada vez mais valor para esse tipo de análise e resultados.

Visite nosso site: www.eurofins.com.br

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio Pipeline & Logistics 2025
EGD Engenharia marca presença na Rio Pipeline 2025 com f...
16/09/25
Fertilizantes
Petrobras conclui licitação de operação e manutenção par...
16/09/25
Etanol
Indicador do hidratado interrompe sete semanas de alta
16/09/25
Paraná
Smart Energy 2026 é confirmada para 21 a 23 de setembro
16/09/25
Estudos geológicos
Cláusula de P,D&I viabiliza projeto que fortalece pesqui...
15/09/25
Combustíveis
ANP aprova projeto-piloto com novo equipamento para fisc...
15/09/25
PD&I
Sensor desenvolvido na Unicamp e UnB avança em testes in...
15/09/25
Evento
ABPIP realiza encontro SMS Oil&Gas com foco em liderança...
15/09/25
Combustíveis
Etanol fecha semana com alta do anidro e leve queda do h...
15/09/25
Internacional
Petrobras informa sobre participação em bloco exploratór...
12/09/25
Revap
Parada de manutenção da Revap tem investimento de R$ 1 b...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Evento recebeu cerca de 11 mil visitantes, um cresciment...
12/09/25
PD&I
RCGI-USP avança em célula a combustível que opera direto...
12/09/25
São Paulo
Em seu terceiro dia, FIEE debate eficiência, flexibilida...
12/09/25
Energias Renováveis
Pela primeira vez, energia solar e eólica geram mais de ...
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Shape Digital apresenta ao setor de óleo e gás mais uma ...
12/09/25
Paraná
Compagas lidera avanços no mercado livre de gás
12/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Projetos offshore ampliar segurança energética no Brasil...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Mulheres no Midstream: painel reúne histórias inspirador...
11/09/25
PPSA
Com 176,5 mil bpd, produção de petróleo e gás natural da...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Exposição da Rio Pipeline 2025 destaca inovações em ener...
11/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23