Posse

Evandro Gussi, da UNICA é o presidente da Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas de São Paulo

Redação/Assessoria
31/03/2020 21:19
Visualizações: 946 (0) (0) (0) (0)

O presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), Evandro Gussi (foto), foi apresentado como presidente da Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas de São Paulo, em reunião inaugural realizada hoje por videoconferência. A sessão foi coordenada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e teve participação de representantes de empresas e instituições signatárias do Acordo Ambiental de São Paulo.

A presidente da CETESB, Patrícia Iglesias, fez o discurso inicial reforçando a necessidade de a Câmara construir soluções conjuntas que atendam diferentes realidades para garantir a efetiva redução de emissões e a viabilidade dos licenciamentos. “Nós temos a expectativa de que a nossa política estadual de mudanças climáticas possa de fato ser cumprida dentro daquilo que se entende como critérios da razoabilidade, dentro também da viabilidade técnica e econômica, que são os critérios fundamentais na nossa visão”, explicou.

Como primeiro presidente da Câmara, Gussi ressaltou a importância da atuação de instituições como a CETESB e salientou a sustentabilidade como prioridade para o setor sucroenergético. “Temos dito na UNICA, e tenho ouvido de grandes amigos também, que já deixamos de ser um negócio sustentável para tratar a sustentabilidade como o negócio. Essa, no fundo, é a chave e a catapulta necessária para o novo momento, em que vamos ter que atuar no regime de redução de emissões para evitar o aquecimento global e, com isso, as mudanças climáticas daí advindas”.

Sobre a Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas

A Câmara Ambiental de Mudanças Climáticas é colegiada a Secretária de Estado do Meio Ambiente (SMA) e a CETESB, e tem caráter consultivo e propositivo, com o intuito de promover a melhoria da qualidade ambiental de São Paulo, a partir de uma interação entre o poder público e os setores produtivos e de infraestrutura do estado. A Câmara também visa estar alinhada com o cumprimento das metas discutidas no Acordo Ambiental de São Paulo, que conta com mais de 50 empresas signatárias.

Após a apresentação como presidente, Gussi passa a presidir as reuniões plenárias e promover as condições necessárias para o cumprimento das atribuições da Câmara. Além disso, fica responsável por submeter as propostas e documentos aos demais membros, e supervisionar o cumprimento das metas estabelecidas. O convite à presidência foi feito por Patrícia Iglesias durante o evento Pré-COP25 no ano passado.

Sustentabilidade da cana-de-açúcar

O setor sucroenergético tem uma forte atuação na preservação do meio ambiente no estado de São Paulo e vem trabalhando com a CETESB na contínua melhoria de suas práticas. Para além da redução de emissões de gases causadores do efeito estufa proporcionada pela cadeia do etanol – de 90 % menos CO2 em relação à gasolina –, os biocombustíveis apresentam este ano à sociedade um novo mecanismo de captura de carbono, os Créditos de Descarbonização – CBios, no âmbito do RenovaBio. Cada CBio representa uma tonelada de CO2 que deixa de ser emitida na atmosfera e possibilita a criação de um mercado de carbono no país.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
E&P
ABPIP leva agenda estratégica ao Congresso para fortalec...
14/08/25
Drilling
Constellation lança chamada para apoiar projetos inovado...
13/08/25
Fenasucro
Durante abertura de uma das maiores feiras de bioenergia...
13/08/25
Transição Energética
Sergipe elabora Plano de Transição Energética e se posic...
13/08/25
Fenasucro
UDOP, associadas e SENAI-SP firmam parceria para formaçã...
13/08/25
IBP
Decisão da Agenersa sobre migração de consumidores para ...
13/08/25
Oportunidade
Com cerca de 300 mil empregos, setor eletroeletrônico mi...
13/08/25
Fenasucro
Abertura da 31ª Fenasucro & Agrocana: setor quer o Brasi...
13/08/25
Fenasucro
Na Fenasucro, ORPLANA fala da importância de consenso en...
13/08/25
Fenasucro
Brasil terá que produzir 1,1 bilhão de litros de combust...
12/08/25
Fenasucro
Treesales estreia na Fenasucro & Agrocana e integra deba...
12/08/25
Curitiba
Setor energético será discutido durante a Smart Energy 2...
12/08/25
PD&I
Vórtices oceânicos em interação com correntes podem gera...
12/08/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Negócios caem, mas Indicadores continuam f...
12/08/25
ANP
Desafio iUP Innovation Connections + PRH-ANP (Descarboni...
12/08/25
Resultado
Vibra avança em market share e projeta crescimento
12/08/25
Transição Energética
Repsol Sinopec Brasil reforça compromisso com inovação e...
11/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana começa nesta terça-feira, dia 12, c...
11/08/25
Fenasucro
Consolidada na área de Biogás, Mayekawa é presença confi...
11/08/25
Sergipe Oil & Gas 2025
“Descarbonização da matriz energética é o futuro”, diz g...
11/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22