Prosub

Evento marca o lançamento do Programa de Gestão de Conhecimento na construção dos submarinos

Redação / Assessoria
18/06/2015 13:04
Evento marca o lançamento do Programa de Gestão de Conhecimento na construção dos submarinos Imagem: Divulgação Visualizações: 100 (0) (0) (0) (0)

A Itaguaí Construções Navais – ICN realizou ontem o lançamento do Programa “Todos a Bordo”, com uma agenda de engajamento da média e alta liderança da empresa com o Programa de Gestão do Conhecimento – PGC, que é parte relevante e fundamental da transferência de tecnologia prevista no acordo entre Brasil e França no contexto do PROSUB – Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil.

O programa já apresenta resultados bastante significativos, como os 13 mil homens/dia de treinamento de Integrantes da ICN na França, o que equivale a 36 anos de capacitação. Ao todo, cerca de 90 pessoas foram formadas na França, nas cidades de Cherbourg, Lorient e Toulon, como parte do processo do domínio do conhecimento para a efetivação da transferência de tecnologia. Complementarmente, também conta com a presença atuante de Assistentes Técnicos da DCNS residentes no Brasil, que compartilham seus conhecimentos com os profissionais locais. A meta é que todo o efetivo operacional da ICN seja treinado, o que hoje representaria 50% (cerca de 600 Integrantes) de toda empresa, mas que poderá aumentar com o decorrer da construção dos submarinos pela ICN.

O PGC tem o objetivo de desenvolver metodologias e assegurar a retenção, consolidação, proteção e multiplicação dos conhecimentos adquiridos pela ICN no processo de transferência de tecnologia.  Inovador no setor de defesa, o lançamento do programa contou com a presença do Almirante-de-Esquadra Max, Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, além de outras lideranças e autoridades da Marinha do Brasil. “A transferência de tecnologia para projetos, construção, sistemas e equipamentos contribuem para obtermos um maior grau de nacionalização, permitindo a melhoria na qualificação técnica de profissionais brasileiros, a manutenção e a disseminação do conhecimento adquirido para outras aplicações”, disse o Almirante Max.

Inspirado no conceito blended learning, o modelo reúne, referencia e organiza todo o conhecimento adquirido durante a passagem dos integrantes em terras francesas e ainda define um roteiro de aprendizado com aulas presenciais e online, além de permitir consultas de maneira rápida e intuitiva.  

Com o PGC, a ICN contribui de maneira segura e eficaz para que o Brasil obtenha e retenha a tecnologia de construção de submarinos e conquiste o engajamento dos profissionais especializados em sua construção, garantindo a transferência da tecnologia e que o país se torne autossuficiente no desenvolvimento desses importantes equipamentos de defesa.

“O PGC contribuirá para que a ICN, a Marinha do Brasil e o País dominem esse conhecimento e, ao mesmo, tempo permitirá que ele seja absorvido de forma clara e efetiva por profissionais do setor de construção de submarinos no Brasil. A importância disso no futuro é enorme, pois com a perpetuidade desse conhecimento, o Brasil poderá cada vez mais dominar essa tecnologia, avançar e aperfeiçoar a produção de submarinos, que têm papel relevante na proteção da Amazônia Azul e na dissuasão”, conforme comentou Carlos Alberto de Oliveira, Diretor de Administração da ICN.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sergipe Oil & Gas 2025
Márcio Félix, presidente da ABPIP, enxerga futuro promis...
25/07/25
PPSA
União passa a contar com participação de 1,89% na Jazida...
24/07/25
Pessoas
Nova interina assumirá em 25/7 Diretoria 4 da ANP
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Avanço do Sergipe Águas Profundas e descomissionamento d...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Potencial de Sergipe na produção de óleo e gás é destaqu...
23/07/25
Pessoas
Flavio Vieira assume presidência da PortosRio com foco e...
23/07/25
Resultado
PortosRio registra lucro líquido de R$ 849 milhões no 1º...
23/07/25
Bacia de Campos
ANP aprova acordo de individualização da produção do pré...
23/07/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio completa 115 anos com melhorias na infraest...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Brandend Content
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
17/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
Resultados
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
Pessoas
Lucas Mota de Lima assume gerência executiva da ABPIP
10/07/25
Exportação
Firjan manifesta grande preocupação com o anúncio de tar...
10/07/25
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 lidera produção nacional de petróleo...
08/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
08/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22