Financiamento

Fapesp e Finep lançam nova chamada do PIPE/PAPPE Subvenção

Redação/Assessoria Fapesp
17/07/2017 13:42
Visualizações: 1473 (0) (0) (0) (0)

A Fapesp e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançaram nova Seleção Pública do Programa PIPE/PAPPE Subvenção Econômica à Pesquisa para Inovação.

O programa apoia a pesquisa em microempresas, empresas de pequeno porte e pequenas empresas paulistas para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores, visando o apoio à pesquisa em ciência e tecnologia como mecanismo para desenvolver a inovação tecnológica, contribuir para o desenvolvimento e incrementar a competitividade das empresas, aumentar a contribuição da pesquisa tecnológica para o desenvolvimento econômico e social e incentivar a ampliação de investimento privado e o seu adensamento em pesquisa tecnológica dos empresários paulistas.

As empresas que poderão concorrer nesta chamada têm um papel econômico muito importante no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Sebrae em 2014, a participação dos pequenos negócios de empresas brasileiras representa 27% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do país. Além disso, ainda de acordo com o Sebrae, essas empresas empregam 52% da mão de obra formal do Brasil.

Serão empregados recursos orçamentários da FAPESP e de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) via MCTI/Finep/FNDCT. Serão apoiados projetos de pesquisa para inovação em todas as áreas do conhecimento.

Podem participar da seleção microempresas, empresas de pequeno porte ou pequenas empresas brasileiras, sediadas no Estado de São Paulo. As proponentes deverão demonstrar contrapartida em itens de despesa relacionados com a execução de atividades de pesquisa e desenvolvimento. Espera-se que a empresa realize pesquisa visando o desenvolvimento comercial e industrial dos produtos, conforme previsto na Fase 3 do PIPE, a partir de resultados obtidos em pesquisas anteriores, apoiados nas Fases 1 e 2 do programa PIPE da FAPESP ou em projetos equivalentes conduzidos com recursos próprios ou de outras fontes.

As proponentes deverão indicar um pesquisador responsável pelo projeto, que poderá ser um dos sócios da empresa ou um funcionário e deverá dedicar um mínimo de 30 horas semanais à execução da pesquisa.

As propostas serão recebidas até o dia 29 de setembro de 2017.

O Edital completo está disponível em www.fapesp.br/11098.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.