Indicadores

Faturamento cresce, mas atividade na indústria continua fraca

O emprego no setor diminuiu.

CNI
03/12/2014 14:34
Visualizações: 1191

O faturamento da indústria brasileira aumentou 3,1% em outubro na comparação com setembro, na série livre de influências sazonais. Foi a quarta alta consecutiva do indicador. Mesmo assim, o faturamento  acumula uma queda de 1,7% de janeiro a outubro em relação a igual período do ano passado, informam os Indicadores Industriais, divulgados nesta terça-feira (2), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Conforme a pesquisa, as horas trabalhadas na produção caíram 0,3% em outubro frente setembro na série livre de influências sazonais. O nível de utilização da capacidade instalada recuou 0,5 ponto percentual e ficou em 80,6% em outubro. Na avaliação da CNI, isso mostra que a indústria operou, em outubro, abaixo do ritmo registrado em setembro.

Com a baixa atividade, o setor reduziu o quadro de trabalhadores. O emprego caiu 0,1% em outubro na comparação com  setembro, na série com ajuste sazonal. No mesmo período, a massa real de salários aumentou 0,7% e o rendimento médio real dos trabalhadores também cresceu 0,7%. Foi o quinto mês consecutivo de alta do rendimento dos trabalhadores, que acumula um aumento de 2,7% de janeiro a outubro, frente a igual período de 2013.

A pesquisa observa que a expansão do rendimento combinada com o cenário de fraca atividade pressiona os custos com pessoal e pode dificultar a recuperação do setor.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Evento
IBP e BIP reúnem líderes para discutir a tecnologia no f...
11/08/26
Evento
Gestão de Ativos ganha protagonismo na estratégia empres...
11/08/26
Fenasucro
CEO da ORPLANA modera debate sobre cana e milho na Fenas...
11/08/26
Macaé
Foresea participa do WSOP 2026 e reforça que segurança é...
11/08/26
Pessoas
Atvos anuncia novo CEO
11/08/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
Siemens Energy expande atuação no offshore brasileiro co...
10/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana começa nesta terça-feira, dia 11, c...
10/08/26
Biometano
Copa Energia amplia debate sobre o futuro do biometano n...
10/08/26
PD&I
Softwares da Unicamp para segurança industrial são testa...
10/08/26
PPSA
8º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Búzios e de ...
10/08/26
Etanol
Etanol encerra a semana estável, com leve alta no hidratado
10/08/26
Fenasucro
Vallourec leva inovação para aumentar a eficiência das u...
07/08/26
Gás Natural
Gas release: ANP aprova relatório e abertura de consulta...
07/08/26
ANP
Fórum da ANP na Rio Innovation Week teve mais de 20 pain...
07/08/26
Remuneração aos Acionistas
Pagamento de remuneração aos acionistas de R$ 17,4 bilhõ...
07/08/26
Biometano
ANP aprova resolução sobre especificação e controle da q...
07/08/26
Resultado
Petrobras lucra R$ 52,4 bilhões no segundo trimestre de 2026
07/08/26
Margem Equatorial
Firjan SENAI leva para o Amapá o programa Rede de Oportu...
07/08/26
Mobilidade Urbana
Scania e Caio lançam novo ônibus a gás/biometano Padron ...
07/08/26
Etanol
Venda de etanol em junho supera os 3 bilhões de litros
06/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.