Indicadores

Faturamento da indústria cresce 5,3% no semestre

O faturamento da indústria brasileira aumentou 0,5% em junho na comparação com maio, na série livre de influências sazonais. No mesmo período, as horas trabalhadas na produção aumentaram 2,2%, o emprego e a utilização da capacidade

Ascom CNI
08/08/2013 15:38
Visualizações: 572
O faturamento da indústria brasileira aumentou 0,5% em junho na comparação com maio, na série livre de influências sazonais. No mesmo período, as horas trabalhadas na produção aumentaram 2,2%, o emprego e a utilização da capacidade instalada ficaram estáveis, informam os Indicadores Industriais divulgados nesta quinta-feira (8), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Conforme a pesquisa, a massa real de salários teve queda de 0,7% e o rendimento médio real dos trabalhadores ficou estável em junho frente a maio, também na série de dados dessazonalizados.

"Na média do segundo trimestre, a forte queda de maio impediu um desempenho melhor da indústria frente ao trimestre anterior", diz a pesquisa. Naquele período, o faturamento cresceu 4,1%, as horas trabalhadas cresceram 0,6% e a utilização da capacidade instalada recuou 0,2 ponto percentual.

Com o desempenho de junho, o faturamento da indústria acumula alta de 5,3% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2012. Ainda no primeiro semestre, o emprego cresceu 0,5%, a massa real de salários aumentou 1,9%, o rendimento médio real teve expansão de 1,4%, as horas trabalhadas na produção ficaram estáveis e o nível de utilização da capacidade instalada aumentou 0,8 ponto percentual na comparação com igual período do ano passado.


Análise Setorial

"Na média do primeiro semestre de 2013 frente ao mesmo período do ano anterior, há crescimento para a maioria dos setores da indústria de transformação", afirma a pesquisa. "No entanto, existem diferenças no desempenho de setor para setor, o que traduz a evolução heterogênea da atividade industrial", observa a CNI. O faturamento aumentou em 15 dos 21 setores pesquisados. As horas trabalhadas na produção aumentaram em 12 setores e a massa real de salários cresceu em 13 setores.

Nas indústrias de outros equipamentos de transportes, cuja produção inclui reboques, elevadores, bicicletas e navios, quase todos os indicadores recuaram no primeiro semestre. "O setor apresenta clara dificuldade de retomar a trajetória de crescimento", avalia a pesquisa. Nesse segmento, o faturamento caiu 10,3%, as horas trabalhadas na produção recuaram 24% e o emprego teve queda de 3,6% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2012.

De acordo com a pesquisa, o desempenho das indústrias do vestuário foi positivo no primeiro semestre. O faturamento desse setor aumentou 9,3%, as horas trabalhadas na produção cresceram 2,4% e o emprego teve expansão de 3,4% na comparação com os primeiros seis meses do ano passado.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Elétrica
Abraceel inaugura autorregulação para reforçar segurança...
27/10/26
Mato Grosso
Além do agro, Sinop amplia espaço para serviços e novos ...
26/10/26
Pré-Sal
PPSA realiza 10º Leilão Spot na próxima quarta-feira
26/10/26
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Descomissionamento
Painel dinâmico traz novas funcionalidades sobre ativida...
23/10/26
ANP
Encontro Nacional do PRH-ANP reúne 414 participantes com...
23/10/26
Gás Natural
Leilão da PPSA traz competitividade à indústria nacional
22/10/26
Firjan
Boletim Rio Exporta destaca que estado do Rio obtém cres...
21/10/26
Refino
Acelen assume naming rights e amplia presença da marca n...
21/10/26
Gás Natural
ANP adia audiência pública sobre o Gas Release para 19/11
21/10/26
Gás Natural
1º Leilão de Gás Natural da União tem 36 empresas habili...
20/10/26
BPC 2026
Eficiência, inovação e regulação dominam os debates hoje
20/10/26
ANP
Seminário da ANP debate desempenho da indústria de petró...
20/10/26
Biometano
White Martins amplia atuação em soluções energéticas com...
20/10/26
Pré-Sal
P-82 inicia viagem rumo ao Brasil
20/10/26
BPC 2026
Segurança energética e a nova onda da exploração
19/10/26
Evento
Brazilian Petroleum Conference (BPC 2026) começa na segu...
19/10/26
iBEM27
Terceiro encontro internacional de energia abre calendár...
19/10/26
Resultado
Produção de petróleo da União marca 313 mil barris por d...
19/10/26
Biometano
Necta destaca avanço do biometano em São Paulo durante a...
19/10/26
Fiscalização
ANP e Senacon fiscalizam mercado de combustíveis para co...
16/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25