Biodiesel

Faturamento do biodiesel segue 2018 e base produtora tem expansão semelhante ao etanol de milho

Money Times, 15/10/2019
15/10/2019 13:00
Visualizações: 1119

Ao ser completada a entrega de biodiesel em outubro, nos volumes negociados no último leilão, o setor terá movimentado R$ 12,3 bilhões, quase 90% de tudo que foi comercializado em 2018. Mas mais importante que ao menos empatar com o ano passado, o destaque é o crescimento da base produtora visando o aumento da mistura em 2020 e, na sequência, os novos mandatos autorizados a cada 12 meses.

Institucional

Hoje, vige o B11, mistura de 11% de biocombustível ao diesel. A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis prevê 12% a partir de março de 2020, até bater no B15 em 2023. Das 39 unidades produtoras (29 empresas), relatório da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerose (Ubrabio), enviado ao Money Times, oito novas usinas estão em construção, que irão somar 1,4 milhão m3 ao sistema e outras nove estão em ampliação (mais 755 mil m3).

Das que estão em operação, duas entraram recentemente ao mercado e cinco alavancaram mais sua produção.

O padrão de expansão de unidades produtoras segue quase que igual a curva de alta de novas usinas de etanol de milho.

A contabilidade do sistema atual e de como ficará, segundo a Ubrabio, é mais que suficiente para suportar o aumento da demanda. Em 2020, pelo B12, a estimativa da ANP é um consumo de 9,2 bilhões de litros.

Matérias-primas

Do total produzido até agosto com mais de 2,8 milhões de toneladas de matérias-primas, a soja mantém a liderança com folga, seguida de gordura bovina. De acordo com o relatório da Ubrabio, foram 1,966 milhão/t, enquanto o ano passado todo a oleaginosa representou pouco mais de 3,295 milhões/t.

Os outros itens convertidos em são óleo de algodão, óleo de fritura, gordura de porco, gordura de frango, óleo de palma, óleo de dendê, óleo de milho, óleo de canola e outros materiais graxos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.