<P>O portal (www.febrafarma.org.br/comex/) reúne informações que tratam desde acordos comerciais do Brasil para as transações específicas dessa indústria, legislações do País e de outros mercados até mecanismos de financiamentos às exportações. A gerente de comércio exterior da Febraf...
Gazeta MercantilO portal (www.febrafarma.org.br/comex/) reúne informações que tratam desde acordos comerciais do Brasil para as transações específicas dessa indústria, legislações do País e de outros mercados até mecanismos de financiamentos às exportações. A gerente de comércio exterior da Febrafarma, Laura Gomes, disse que a iniciativa faz parte de um conjunto de ações da entidade, que vêm sendo implementadas desde meados de 2002, que têm a finalidade de auxiliar as empresas a incrementar as vendas externas.
Laura destaca, entre outras seções, a que abriga o estudo sobre as oportunidades para as empresas nacionais no mercado internacional, em especial, no latino-americano. Fizemos um diagnóstico do comércio exterior da cadeia da indústria farmacêutica nessa região que trata desde as questões regulatórias, o fluxo entre os países, os potenciais parceiros e os acordos bilaterais nessa área que impactam positivamente os negócios, disse Laura, acrescentando que o estudo comporta ainda uma análise dos 26 principais medicamentos exportados em âmbito mundial.
A importância do portal é que ele consolida em um único lugar informações que estavam dispersas, ela afirmou, em diversos canais, muitos do exterior. Além disso, com esses dados as empresas sabem se têm produto ou linha de produção adequados para disputar alguns mercados, observou Lara. O que pode torná-las mais competitivas, já que ganham agilidade na busca de informações, afirmou a executiva.
O portal tem também seções dedicadas às importações, como as questões de logísticas, liberação de cargas e legislações que regem essas compras.
Fonte: Gazeta Mercantil (Iolanda Nascimento)
Fale Conosco
22