Evento

Fenasucro & Agrocana: DATAGRO aponta potencial da cana-de-açúcar com estímulos à bioeficiência energética

Integração de diferentes culturas, uso de energia limpa e recuperação de solos degradados são importantes fatores para elevar a produtividade e a competitividade do setor

Redação TN/Assessoria
17/08/2022 11:45
Fenasucro & Agrocana: DATAGRO aponta potencial da cana-de-açúcar com estímulos à bioeficiência energética Imagem: Divulgação Visualizações: 1136 (0) (0) (0) (0)

A 28ª Fenasucro & Agrocana começou nesta terça-feira (16), em Sertãozinho (SP), com destaque para as fontes limpas de energia, amparadas por projetos industriais sustentáveis.

Muitos dos programas têm foco no reaproveitamento do bagaço de cana, no desenvolvimento do diesel à base de cana-de-açúcar e no uso do hidrogênio verde como formas de reduzir a necessidade por combustíveis fósseis e combater o aquecimento global.

E na Feira Internacional de Bioenergia, a 9ª Conferência DATAGRO & CEISE Br apresentou um panorama geral do setor, com números, expectativas e desafios. O presidente da consultoria, Plínio Nastari (foto), apresentou números que mostram a grandiosidade da indústria da bioenergia, que foi se adaptando ao longo das décadas, com estímulos à eficiência energética.

"As usinas foram pensadas inicialmente para serem grandes moedoras de cana por meio da combustão. Mas, essa indústria se modernizou, pensando em uma energia cada vez mais limpa e sustentável", destacou.

Atualmente, o estado de São Paulo reúne a maior quantidade de unidades produtoras de etanol e também é o maior consumidor da agroindústria canavieira. Cenário que eleva a competitividade nas bombas e move a economia do setor.

Além disso, Nastari disse que o potencial pode ser ainda maior, devido à integração de diferentes culturas, uso de biogás e etanol de segunda geração e, por fim, com a recuperação de solos degradados, tudo para tornar o estado ainda mais competitivo.

"No ano passado o Brasil exportou seis navios de bagaço. E esse é um mercado em franco crescimento. E o Renovabio é virtuoso, pois estimula a bioeficiência da cana", lembrou.

Na abertura da Fenasucro & Agrocana, o presidente de honra 2022, Luiz Fernando Pogetti, Chairman da COPERSUCAR, elencou dois desafios mundiais, como a necessidade por alimentos e por transformações que freiem as mudanças climáticas. "Temos que alimentar muita gente e ainda combater o aquecimento global. E o estado de São Paulo tem uma oportunidade de ouro: o etanol, que é a energia limpa. Não é a única solução, mas a mais rápida", ponderou. 

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, representando o governador Rodrigo Garcia, aproveitou para exaltar a volta dos eventos presenciais. E afirmou que apenas em 2021 a agropecuária apresentou crescimento de 28,64%, graças ao aumento da eficiência.

 

Programação de quarta-feira

Nesta quarta-feira, 17/08, a Fenasucro & Agrocana apresenta cenários e tendências de plantios de cana de açúcar para os próximos anos, além de variedades e formas de nutrição dessa cultura. Neste dia, ainda, às 14h, o Seminário ÚNICA e CEISE Br, aponta o potencial da bioeletricidade.

Até sexta-feira, 19/08, a programação da feira completará mais de 36 horas de eventos de conteúdo exclusivo, com atividades 100% presenciais.

Serviço

28ª FENASUCRO & AGROCANA

Quando: De 16 a 19 de agosto

Local: Centro de Eventos Zanini - Sertãozinho/SP

Horário: das 08h às 20h

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
Dutos
Transpetro investe R$ 100 milhões por ano para ampliar a...
14/08/25
Logística
Super Terminais recebe Selo Ouro e tem inventário de emi...
14/08/25
PD&I
Tecnologia brasileira utiliza inteligência artificial pa...
14/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
Fenasucro
Brasil terá combustível sustentável de aviação disponíve...
14/08/25
Gás Natural
Prorrogada consulta pública sobre Plano Coordenado de De...
14/08/25
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
IBP
Energia da Evolução: campanha do IBP explica como o petr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
E&P
ABPIP leva agenda estratégica ao Congresso para fortalec...
14/08/25
Drilling
Constellation lança chamada para apoiar projetos inovado...
13/08/25
Fenasucro
Durante abertura de uma das maiores feiras de bioenergia...
13/08/25
Transição Energética
Sergipe elabora Plano de Transição Energética e se posic...
13/08/25
Fenasucro
UDOP, associadas e SENAI-SP firmam parceria para formaçã...
13/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22