Bioenergia

Fenasucro & Agrocana incentiva o desenvolvimento de soluções tecnológicas para revolucionar o mercado

Redação TN Petróleo/Assessoria
22/07/2020 15:26
Visualizações: 1075 (0) (0) (0) (0)

De 20 a 26 de agosto, o CANATHON promete revolucionar o mercado de bioenergia com o desenvolvimento de soluções tecnológicas que resolvam alguns dos desafios da cadeia de valor deste setor, voltados à gestão, produção e novas economias. O evento acontecerá em ambiente 100% digital. As perspectivas são as melhores, pois - com menos de um mês da abertura das inscrições - já são mais de 300 inscritos com previsão de ultrapassar 1.500 profissionais até o encerramento das inscrições.

Os maratonistas serão organizados em equipes multidisciplinares e orientados por mentores. Todo o desafio é conduzido por um comitê organizador formado pela equipe da Fenasucro & Agrocana, Think Lab Brasil e Ufscar, além de contar com o apoio de um Conselho Consultivo, formado por alguns dos mais renomados representantes do setor de bioenergia no Brasil e no mundo.

InstitucionalJoão Guilherme Sabino Ometto, Vice-Presidente do Conselho Administrativo da Usina São Martinho e conselheiro de diversas instituições no Brasil, é o padrinho dessa iniciativa e destaca a necessidade de o Brasil tornar-se competitivo diante de demandas globais, como a questão da segurança alimentar e a sustentabilidade. Para ele, o desenvolvimento de tecnologia é fundamental neste cenário. "Nós brasileiros somos quem temos soluções para atender a todos os elos de mercado e demandar tecnologia ao mundo diante dos desafios do setor. Trata-se de uma grande iniciativa unir equipes multidisciplinares para descobrir inovação dentro de suas próprias casas e com segurança", aponta Ometto.

Marcos Eduardo de Oliveira, CEO da Think Lab Brasil e especialista em negócios, inovação e tecnologia, define o CANATHON como uma revolução. "Aproximaremos o mundo de startups ao mundo da bioenergia, criando soluções em três dias por meio da tecnologia. E como acelerar o processo de PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação) nesse curto espaço de tempo? Só é possível por conta da tecnologia da informação. A inovação virá de forma mais rápida ao mercado, vamos acelerá-la para resolver problemas que o próprio mercado nos apontou", afirma Oliveira.

Perfil dos maratonistas até o momento

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná estão concentrando a maioria das inscrições dos maratonistas. Mais de 70% dos profissionais inscritos são pós-graduados - com doutorado, mestrado ou especialização - e graduados, e durante o CANATHON terão condições de atuar em suas áreas como Negócios, Desenvolvimento (desenvolvedor, cientista de dados, programador), Marketing e Designer. Mais de 110 inscritos possuem mais de 44 anos. Ainda de acordo com o total de inscritos, 82% são homens e 18% mulheres.

Para Paulo Montabone, Diretor da Fenasucro & Agrocana, além do ineditismo, o evento mostrará para o mercado de bioenergia brasileiro que é possível gerar inovação para essa indústria a um custo relativamente baixo. "O objetivo é obter eficiência no uso dos dados e das informações que são coletados pelo setor, levando aos gestores de toda a cadeia soluções ou plataformas de conhecimento inovadores, de baixo custo, para encarar com mais eficiência e assertividade as novas oportunidades relacionadas às energias renováveis, que hoje são responsáveis por 43% da matriz energética brasileira, sendo a cana-de-açúcar uma das mais relevantes com participação de 20%", afirma.

A FENASUCRO & AGROCANA é realizada pelo CEISE BR (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis) e promovida e organizada pela Reed Exhibitions Brasil.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
IBP
Gás natural é essencial para garantir segurança energéti...
14/05/25
Apoio Marítimo
Svitzer celebra 10 anos de operação no Brasil com expans...
14/05/25
Pesquisa
ANP convida postos de combustíveis a participarem de pes...
14/05/25
Energia Solar
Parceria entre BYD e JV Gera + Raizen instala nove usina...
14/05/25
Evento
Data centers, energia e sustentabilidade estão no centro...
14/05/25
Sustentabilidade
Repsol Sinopec lança Plano de Sustentabilidade para 2025
14/05/25
Gás Natural
Comgás realiza chamada pública para aquisição de gás natural
14/05/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
BOGE25 terá oportunidades de negócios para empresas do s...
13/05/25
Bioenergia
Acordos com a China mostram força do modelo brasileiro d...
13/05/25
Evento
Sebrae promove rodada de negócios na feira NT2E
13/05/25
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
Espírito Santo
ES Gás injeta biometano na rede e inaugura fase de desca...
13/05/25
Petrobras
Conselho de Administração da Petrobras aprova pagamento ...
13/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petronect colabora com o fortalecimento da cadeia de sup...
12/05/25
Resultado
Vibra adota relatório integrado e fecha 2024 com lucro r...
12/05/25
Sustentabilidade
OceanPact estreia no Índice de Sustentabilidade Empresar...
12/05/25
Evento
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
12/05/25
Evento
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
12/05/25
Oferta Permanente
Seminário apresentará informações sobre regras e áreas e...
12/05/25
Negócio
Por R$ 425 milhões, Raizen Energia vende a Usina de Leme...
12/05/25
Etanol
Anidro e hidratado sobem, aponta Cepea/Esalq
12/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22