FEPE

FEPE 2026: ação em movimento

Redação TN Petróleo/Assessoria FEPE
11/03/2026 14:07
FEPE 2026: ação em movimento Imagem: Guarim de Lorena/Petrobras Visualizações: 119

“Partimos”, afirmou Lilian Melo, gerente executiva do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Melo - Cenpes/Petrobras, ao final da sessão de abertura do FEPE 2026 - Fórum de Educação, Pesquisa e Empreendedorismo.

Uma chamada geral para todos os que participam do evento inédito que busca estabelecer um espaço estratégico de integração de todos os agentes de transformação do setor energético – universidades, agências de inovação, empresas, startups, deeptechs, aceleradoras, incubadoras e órgãos governamentais, entre outros.

“Ninguém tinha feito isso até então. Parabéns para a gente”, disse a executiva do maior centro de pesquisa do setor energético na América Latina Ciente, reiterando o apoio do Cenpes/Petrobras a essa iniciativa. O que o FEPE propõe é uma ampla discussão sobre como despertar o interesse de crianças e jovens pelas carreiras STEM, fortalecer o ensino fundamental e médio, atualizar as ementas universitárias para formar os profissionais do futuro e impulsionar a criação de novas empresas — gerando inovação, novos mercados e empregos em todo o país, com base no potencial de investimento das empresas do setor de energia.

“É uma mudança de paradigma, do olhar da indústria para essa questão, assumindo uma responsabilidade, em função da nossa capacidade de impacto para sociedade”, observou Lilian Melo, lembrando que temos um cenário de transição energética e de que ela precisa ser feita de forma justa. E, como toda transição, é um processo e não uma virada de chave.

“Precisamos dar resposta à sociedade, que deseja uma indústria cada vez mais sustentável. E quando a gente olha para a frente, um ponto de impacto importante é quem vai conduzir esse novo desafio? Não podemos ficar em uma posição de ‘espera’  e sim de ação. E para isso, todos precisam agir de forma integrada”, complementou Lilian Melo.

Pontuando que apenas 5% das nossas startups se tornaram deeptechs, ela frisa que é fundamental ter mão de obra qualificada, capacitada para fazer frente a esses desafios, uma engenharia forte.  “A sustentabilidade não apenas dá nossa indústria, mas do nosso país passa por ter ciência e tecnologia aplicada para sermos, de fato, uma potência tecnológica. Mais do que  a continuidade da nossa indústria ou prepará-la para transição energética, é fundamental a continuidade de uma nação como um todo. O FEPE vem justamente com esse olhar, com esse engajamento e esse propósito”, afiança a gerente executiva, lembrando que Petrobras é a empresa que mais investiu nessa capacitação tecnológica no Brasil nos últimos 20 anos, referindo-se aos recursos da clausula de PD&I, que somam mais de 30 bilhões. “Nosso compromisso, está mais do que declarado. Por isso apoiamos o FEPE!”, concluiu

O primeiro FEPE começa a trilhar uma jornada cheia de desafios, na qual todos os envolvidos estão cientes de que mais importante que a chegada é a caminhada. Como dizia o poeta espanhol  Antonio Machado, "caminhante, não há caminho, se faz o caminho ao andar".

Mais Lidas De Hoje
veja Também
FEPE
FEPE 2026: ação em movimento
11/03/26
Bacia de Santos
Lapa Sudoeste inicia produção, ampliando a capacidade no...
11/03/26
Pré-Sal
Primeiro óleo de Lapa Sudoeste consolida produção do pré...
11/03/26
Gás Natural
Gas Release pode atrair novos supridores e criar competi...
11/03/26
Resultado
PRIO registra receita de US$ 2,5 bilhões em 2025 com exp...
11/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Pré-Sal
Seatrium impulsiona P-78 à injeção do primeiro gás após ...
11/03/26
PPSA
Assinatura de contratos de Mero e Atapu consolida result...
11/03/26
Empresas
Justiça suspende aumento de IRPJ e CSLL e decisão pode i...
10/03/26
Biodiesel
Setor de Combustíveis Defende Liberação da Importação de...
10/03/26
Macaé Energy
No Macaé Energy 2026, Firjan promove edição especial do ...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Dia da Mulher: elas contribuem para avanços no setor ene...
09/03/26
FEPE
PRECISAMOS DE P&D DE LONGO PRAZO - Entrevista com Isabel...
09/03/26
Internacional
Efeitos de preços do petróleo sobre a economia brasileira
09/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Constellation amplia em mais de 300% a presença feminina...
09/03/26
Combustível
Etanol volta a subir no indicador semanal
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
FEPE
EMPREENDER DEMANDA RELAÇÕES DE CONFIANÇA - Entrevista co...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
IBP amplia agenda de equidade de gênero com segundo cicl...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Repsol Sinopec Brasil tem 38% de mulheres na liderança e...
06/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.