Marco Regulatório

Fim do polígono do pré-sal e do direito de preferência da Petrobras

Congresso analisa mudanças nas regras depois de participação pífia de estrangeiras no leilão da partilha

Redação
07/11/2019 11:50
Fim do polígono do pré-sal e do direito de preferência da Petrobras Imagem: BIP Visualizações: 1113

Face às expectativas frustradas de que os dois leilões do pré-sal poderiam gerar mais de R$105 bilhões e ampliar ainda mais a participação das oil companies estrangeiras, que se abstiveram de apresentar qualquer lance, o Ministro Bento Albuquerque, de Minas e Energia declarou cabe agora aperfeiçoar o processo para que haja mais êxito no futuro, em coletiva realizada paós a 6a rodada, que aocnteceu hoje (7), no Rio, com apenas um bloco arrematado dos cinco ofertados.

Observando que já está sendo analisado no Congresso Nacional, o fim desse direito de preferência dado à Petrobras, Bento Albuquerque frisou que “não há quebra de contrato ou de regras durante o processo. Da mesma forma que iniciamos os leilões, há 20 anos, primeiro em regime de concessão, depois veio partilha e cessão onerosa. Se o direito de preferência for extinto, valerá para os próximos leilões (de 2020).

A Secretaria de Petróleo e Gás do MME, Renata Beckert Isfer observou que a extinção do chamado polígono do pré-sal, não significa que as áreas oferecidas futuramente nessa região serão leiloadas em regime de concessão.

O diretor geral da ANP, Décio Oddone, fez questão de afirmar que não houve frustração em relação aos leilões do excedente, lembrando que o total arrecadado até agora em bônus de assinatura em um ano é de R$84 bilhões.

Ele disse ainda que os resultados dos dois BIDs do pré-sal, dia 6 e 7, não vão ter um impacto relevante nas projeções até 2030 – entre as quais a entrada de 60 novas plataformas nas bacias marítimas até 2030.

“O fato de não termos leiloado Sépia e Atapu não gera impacto, pois elas já estão em operação  e as unidades já estão contratadas”, observou. O mesmo raciocínio se aplicaria aos quatro blocos que não tiveram oferta no leilão de partilha, uma vez que as projeções consideram o risco e a área de menor risco e maior potencial, Aram, foi arrematado.  

“Isso não mudará muito as projeções de arrecadação e de geração de investimentos nos próximos anos, como vocês poderão aferir nas projeções que estamos divulgando periodicamente, das atividades de desenvolvimento, previsão de produção e de investimentos, ao longo de cinco anos, e de exploração, ao longo de um ano.

Lembrou ainda que boa parte de áreas do polígono do pré-sal já foram leiloadas, e o que as bacias marítimas oferecem agora são áreas de maior risco e em novas fronteiras.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
Bahia
Petrobras, PetroReconcavo, Brava Energia e Origem Energi...
20/08/26
Margem Equatorial
Após descoberta de petróleo, Governo do Amapá avança na ...
20/08/26
Descarbonização
ABPIP e ANP debatem novas regras de descarbonização do m...
19/08/26
Navalshore
Sotreq leva a Navalshore 2026 soluções em peças, motores...
19/08/26
Diesel
Vibra lança o Supera Plus, o único diesel premium desenv...
19/08/26
Termelétrica
Eneva e GE Vernova iniciam operações na usina Azulão
19/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra 32ª edição com movimentação...
19/08/26
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
Firjan
Panorama Naval no Rio de Janeiro destaca novo ciclo de o...
18/08/26
Gás Natural
Decisão judicial de São Paulo sobre taxa de fiscalização...
18/08/26
Navalshore
Firjan SENAI apresenta o Rede de Oportunidades para Forn...
17/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.