Rio de Janeiro

Firjan debate projetos estruturantes de energia e economia do mar com o governo do estado do Rio

Em reunião entre empresários e o secretário Hugo Leal, Federação das Indústrias do Rio de Janeiro apresenta o potencial fluminense nas áreas de petróleo, gás, energia e economia do mar. Há 45 projetos que podem trazer US$ 100 bilhões para o estado

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
25/01/2023 15:15
Firjan debate projetos estruturantes de energia e economia do mar com o governo do estado do Rio Imagem: Divulgação Visualizações: 2155

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) promoveu uma reunião entre os industriais e o secretário de Energia e Economia do Mar do estado do Rio, Hugo Leal (foto). Durante a reunião com a diretoria plena e representantes dos Conselhos Empresariais da federação de Petróleo e Gás, Infraestrutura e Energia Elétrica, foram apresentados os principais projetos para o desenvolvimento econômico do estado nas três grandes áreas.

Presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira destacou que energia e economia do mar são agendas de protagonismo no estado. “A federação mapeou a existência de, ao menos, 45 projetos em petróleo, gás natural e novas energias a longo prazo. São cerca de 60 bilhões de dólares programados em projetos de exploração e produção até 2025 e 40 bilhões de dólares em projetos não sobrepostos de eólicas offshore, em águas fluminenses”, explicou Eduardo Eugenio, durante o encontro na Casa Firjan, em 24/1.

O presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano, ressaltou que a federação elaborou uma ‘Pauta Prioritária’ para o setor, derivada da agenda ‘Propostas Firjan para um Brasil 4.0’, formulada após ouvir mais de 600 lideranças empresariais fluminenses. “Os temas prioritários para a indústria são: hubs de energia de classe mundial com conceito porto indústria e conexão logística, geração distribuída de energia elétrica a partir da fonte solar, gás natural como potencial transformador econômico, eólicas offshore no horizonte energético, mercado de hidrogênio como agenda de futuro, indústria naval como vocação natural e mercado de petróleo como catalizador de desenvolvimento”, enumerou.

Deputado federal, Hugo Leal assumiu a recriação da pasta estadual, com o objetivo de ampliar o seu escopo de atuação. O secretário destacou que o panorama energético fluminense é fundamental para o desenvolvimento econômico e disse ser fundamental a participação da Firjan nesse trabalho.

“Não podemos abrir mão do petróleo e gás, nossos principais ativos. Mas não podemos perder as perspectivas das energias renováveis. Temos a energia solar, a eólica offshore, o biogás e biometano, a produção do hidrogênio e fertilizantes. Além disso, tem a economia do mar, com o setor naval. São temas que devem estar em sintonia com Brasília, onde são adotadas as legislações pertinentes”, disse o parlamentar.

Presidente do Conselho Empresarial de Energia Elétrica da Firjan, Antonio Carlos Vilela exaltou o encontro, como o ponta pé inicial para o alinhamento dos objetivos e demandas dos interesses empresariais e a atuação do estado. “Por ser uma nova estrutura de governo e um novo secretário, creio que caminhamos para o alinhamento de um trabalho conjunto em prol do desenvolvimento do potencial energético do Rio”, ressaltou.

Já o vice-presidente da federação Raul Sanson destacou a importância da nova secretaria, atuando no mercado de petróleo e gás, mas atenta às necessidades da transição energética com vocações na economia do mar, como a retomada dos estaleiros fluminenses que podem atender demandas de eólicas offshore. Também elogiou o fato de o secretário ser um parlamentar, conhecedor das regulamentações e ações legais que o mercado exige. “É uma parceria fundamental entre estado e federação,  que suporte técnico e posicionamento comum têm propósitos semelhantes no desenvolvimento econômico do estado”, acrescentou Sanson.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
FEPE
FEPE 2026: ação em movimento
11/03/26
Bacia de Santos
Lapa Sudoeste inicia produção, ampliando a capacidade no...
11/03/26
Pré-Sal
Primeiro óleo de Lapa Sudoeste consolida produção do pré...
11/03/26
Gás Natural
Gas Release pode atrair novos supridores e criar competi...
11/03/26
Resultado
PRIO registra receita de US$ 2,5 bilhões em 2025 com exp...
11/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Pré-Sal
Seatrium impulsiona P-78 à injeção do primeiro gás após ...
11/03/26
PPSA
Assinatura de contratos de Mero e Atapu consolida result...
11/03/26
Empresas
Justiça suspende aumento de IRPJ e CSLL e decisão pode i...
10/03/26
Biodiesel
Setor de Combustíveis Defende Liberação da Importação de...
10/03/26
Macaé Energy
No Macaé Energy 2026, Firjan promove edição especial do ...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Dia da Mulher: elas contribuem para avanços no setor ene...
09/03/26
FEPE
PRECISAMOS DE P&D DE LONGO PRAZO - Entrevista com Isabel...
09/03/26
Internacional
Efeitos de preços do petróleo sobre a economia brasileira
09/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Constellation amplia em mais de 300% a presença feminina...
09/03/26
Combustível
Etanol volta a subir no indicador semanal
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
FEPE
EMPREENDER DEMANDA RELAÇÕES DE CONFIANÇA - Entrevista co...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
IBP amplia agenda de equidade de gênero com segundo cicl...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Repsol Sinopec Brasil tem 38% de mulheres na liderança e...
06/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.