Coronavírus

Firjan defende ampliação das medidas tributárias anunciadas

Redação/Assessoria Firjan
20/03/2020 11:36
Visualizações: 735

Frente à crise provocada pela pandemia do coronavírus (COVID-19) , a Firjan apresentou uma série de pleitos aos Governos Federal, Estadual e Municipal para que prorroguem por 180 dias o pagamento de todos os tributos e parcelas de parcelamentos ativos com vencimento a partir do dia 19 de março, assim como sejam prorrogados os prazos para o cumprimento de obrigações acessórias. Em que pese o atendimento parcial dos pleitos, as medidas adotadas podem não ser suficientes para permitir que as empresas enfrentem a crise.

Considerando o cenário provocado pelo coronavírus, a necessidade de afastamento social e a paralisação das atividades econômicas, a previsão é de que muitas empresas terão suas receitas reduzidas nos próximos meses. Nesse contexto, é de fundamental importância que o Simples Nacional com vencimento em 20 de março, seja adiado, pois esses valores permitirão aos empresários melhorar o fluxo de caixa e fazer frente às suas obrigações.

A falta de prorrogação do vencimento em 20 de março não permitirá aos micro e pequenos empresários uma melhora imediata e necessária no fluxo de caixa.

O objetivo dos pleitos é reforçar a resiliência do setor produtivo nacional, em especial as pequenas e médias empresas. São medidas fundamentais para garantir a subsistência das empresas e a manutenção de postos de trabalho.

Em resposta, o Governo Federal apresentou o adiamento por 3 (três) meses do recolhimento do FGTS e da parcela dos tributos federais incluídos no Simples Nacional, dos Períodos de Apuração de março, abril e maio de 2020.

Além disso, o Governo Federal autorizou a suspensão por 90 dias dos prazos de defesa dos contribuintes nos processos administrativos de cobrança da dívida ativa da União; o encaminhamento das certidões de dívida ativa para protesto; a instauração de procedimentos de cobrança e responsabilização de contribuintes; e procedimentos de rescisão de parcelamentos por inadimplência.

A transação de débitos inscritos em dívida ativa foi também autorizada, com o pagamento de entrada de 1% que poderá ser dividido em até 3 (três) parcelas iguais e sucessivas e o restante da dívida será parcelado em até 81 meses ou até 97 meses na hipótese de contribuinte pessoa natural, empresário individual, microempresa ou empresa de pequeno porte, sendo certo que o pagamento da entrada poderá ser adiado para o último dia útil do mês de junho de 2020.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
PPSA e ANP promovem evento em Houston para apresentar o...
28/04/26
Segurança no Trabalho
Gasmig bate recorde de 1300 dias sem acidentes do trabalho
28/04/26
Workshop
ANP realiza workshop sobre proposta de novo modelo de li...
28/04/26
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23