Exportações

Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportações de petróleo

Para a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, a Medida Provisória introduz incerteza regulatória em um mercado intensivo em capital e com ciclos de investimento de longo prazo.

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
19/03/2026 16:21
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportações de petróleo Imagem: Divulgação Visualizações: 2176

Diante da instabilidade econômica atual provocada pelas guerras que envolvem regiões estratégicas para o mercado energético global, é fundamental a adoção de medidas emergenciais para mitigar os impactos locais da elevação dos preços internacionais do petróleo.

Porém, como representante das indústrias do Rio de Janeiro, maior estado produtor de petróleo e gás no Brasil, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) manifesta sua preocupação com o Imposto de Exportação (IE) sobre petróleo bruto e derivados, nos termos da Medida Provisória (MP) nº 1.340/2026. O imposto afeta a economia, os entes federativos e o ambiente de negócios, repercutindo em toda a economia nacional.

A MP também introduz incerteza regulatória em um mercado intensivo em capital e com ciclos de investimento de longo prazo. A ausência de prazo definido para vigência do imposto amplia a imprevisibilidade para as empresas, tornando o país menos atrativo para novos investimentos, além de impactar projetos existentes. Nesse sentido, é fundamental que qualquer ação para o enfrentamento das oscilações de preço do mercado seja estruturante e preserve a indústria nacional.

O petróleo bruto é o principal item da pauta de exportação do país, contribuindo de forma significativa para o saldo positivo da balança comercial. Em 2025, o petróleo respondeu por US$ 44,5 bilhões das exportações nacionais, o equivalente a 1,88 milhão de barris por dia. Desse total, 87% tiveram origem no Rio de Janeiro, parcela semelhante a proporção do estado na produção nacional.

Esta é mais uma tributação que não considera a estrutura de custos e a rentabilidade dos projetos, afetando de forma desproporcional operações com margens mais estreitas, como campos maduros e projetos de menor escala, fundamentais para o norte fluminense.

Tais operações contribuem para a manutenção da produção, geração de empregos, dinamização da cadeia de fornecedores locais e arrecadação de royalties. Em campos de maior produção, o imposto de exportação pode produzir efeitos federativos adversos ao reduzir, e até mesmo anular, o volume de Participações Especiais arrecadado pelo próprio poder público.

Por fim, a Firjan se coloca contrária a mais um imposto que onera a iniciativa privada, afasta investimentos, reduz a competitividade da indústria nacional e afeta a sociedade como um todo em um momento de insegurança e incertezas para o Rio de Janeiro e o Brasil.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Santos
Bacalhau completa primeiro ano de produção nos 25 anos d...
15/10/26
Bacia de Santos
Acordos de equalizações referentes às Jazidas Compartilh...
15/10/26
Margem Equatorial
Governo do Amapá tem acordo formalizado com Transpetro e...
14/10/26
Drilling
Constellation obtém certificação em tecnologia pioneira ...
09/10/26
Bacia de Campos
PRIO vence leilão de Oferta Permanente de Partilha da Pr...
09/10/26
Resultado
Oferta Permanente de Concessão (OPC): 6º Ciclo tem maior...
08/10/26
Gás Natural
PPSA publica edital do 1º Leilão de Gás Natural da União
08/10/26
Margem Equatorial
Nova descoberta de petróleo em águas ultra profundas na ...
06/10/26
Oferta Permanente
ANP realiza em 07/10 4º Ciclo de Partilha e 6º Ciclo de ...
06/10/26
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA oferta cargas remanescentes nesta q...
05/10/26
Margem Equatorial
ANP aprova delimitação de 11 novos setores exploratórios...
02/10/26
PPSA
ExxonMobil e TotalEnergies vencem o 9º Leilão Spot de Pe...
02/10/26
Resultado
Produção de petróleo e gás em agosto de 2026 alcançou 6,...
01/10/26
ROG.e 2026
Petrobras e Petronect levam nova solução para compras de...
30/09/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de julho foram ...
29/09/26
Santa Catarina
Porto de Imbituba movimenta 5,19 milhões de toneladas at...
28/09/26
ROG.e 2026
Abertura da ROG.e 2026 destaca transição energética just...
26/09/26
ROG.e 2026
Sucesso! ROG.e 2026 fecha com 83 mil visitantes e injeçã...
25/09/26
ROG.e 2026
Presidente da Petrobras defende exploração ativa e prevê...
25/09/26
ROG.e 2026
Oil States destaca integração entre engenharia, fabricaç...
25/09/26
ROG.e 2026
Na ROG.e 2026, Shell destaca parcerias, inovação e disci...
25/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25