OTC 2022

Firjan SENAI em sinergia com laboratórios de inovação e ambiente para startups americanas

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
10/05/2022 05:48
Firjan SENAI em sinergia com laboratórios de inovação e ambiente para startups americanas Imagem: Divulgação Visualizações: 1767

O último dia de participação dos representantes brasileiros na Offshore Technology Conference – OTC 2022, em Houston, em 6/5, foi marcado pela troca de experiências junto a iniciativas locais de desenvolvimento tecnológico e a visita técnica a uma planta industrial de hidrogênio. O grupo conheceu as dependências da AirLiquide, além dos centros de inovação da GreenTown Labs e da The Ion.

Foi possível constatar que o Brasil e Rio de Janeiro apresentam soluções em nível global e capazes de atender ao mercado tão bem quanto outras instituições pelo mundo. "As visitas aos centros de inovação aqui em Houston ratificam o que já sabíamos: nossos Institutos de Inovação da Firjan SENAI são tão bem equipados quanto os do mundo afora e com competência instalada no mesmo nível. Os projetos apresentados aqui pelos nossos representantes estão igualmente alinhados ao mercado internacional e avançam para se desdobrarem em parcerias reais com a indústria mundial", afirmou Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan.

Durante a visita à planta de hidrogênio da AirLiquide, em Pasadena, os representantes da companhia explicaram que há uma unidade no Brasil, com brasileiros no comando, operação e automação da planta de produção de hidrogênio. Além disso, ela trabalha com mais de 80% de captura de gás carbônico, colocando-a à frente na transição energética. Incluída na pauta de descarbonização, a produção de hidrogênio da companhia está relacionada com outros mercados, como o de oxigênio hospitalar e outros gases.

"Em geral, o desenvolvimento desse mercado exige grandes investimentos, apoio governamental para impulsionar negócios e necessita de densidade de consumo nos arredores para justificar o desenvolvimento de infraestrutura", explicaram os representantes da AirLiquide.

Soluções para a indústria

O grupo também visitou dois centros voltados ao desenvolvimento tecnológico e de empresas: o GreenTown Labs e o The Ion. Voltadas para a inovação e soluções para indústrias, a experiência comprovou que as instalações da Firjan SENAI, no Rio de Janeiro - com seus Fab Labs, laboratórios de prototipagem, e centros de inovação -estão mais do que preparadas para atenderem ao mercado nacional e internacional, devido à aproximação com a indústria e o desenvolvimento educacional da mão de obra nacional.

O GreenTown Labs atua na cessão de espaço para startups, viabilizando o local para escritórios e instalações para show room e desenvolvimento das soluções tecnológicas. Já o The Ion, localizado ao lado do GreenTown Labs e inaugurado em 2021, atua na oferta de área de escritório privativos, assim como espaços comuns para estimular a troca entre os usuários das instalações. Além disso, o The Ion disponibiliza alguns ferramentais complementares ao primeiro, trabalhando em parceria entre si para impulsionar os resultados nas soluções para empresas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.