Transição Energética
Encontro chancelado pela Temporada França Brasil 2025 reúne na Casa Firjan autoridades, executivos de grandes empresas brasileiras e francesas e especialistas para debater descarbonização, energias renováveis e cooperação bilateral,
Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
O Rio de Janeiro será palco, em 4/11, do Fórum Econômico Franco-Brasileiro de Transição Energética e Ecológica. O encontro reunirá autoridades, executivos de grandes empresas brasileiras e francesas, e especialistas do Brasil e da França para debater os principais desafios da redução das emissões de CO2 em setores estratégicos como energia, indústria e saúde. O evento, na Casa Firjan, na Rua Guilhermina Guinle 211, Botafogo, Zona Sul do Rio, ocorre na semana que antecede a COP30, em Belém.
Organizado pela Business France, em parceria com como Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), CNI, APEX e CCIFB (Câmara de Comércio França-Brasil), o fórum integra a Temporada França-Brasil 2025, que celebra os 200 anos de relações bilaterais. A programação inclui mesas-redondas, sessões de pitch de empresas e momentos de networking entre representantes oficiais e líderes das maiores companhias dos dois países.
Entre os temas em debate estão a neutralidade de carbono, o avanço das energias renováveis, a descarbonização da indústria e da mobilidade, a economia azul, os minerais críticos e os impactos das mudanças climáticas sobre sistemas de saúde.
"Neste ano de 2025, no âmbito da temporada França Brasil 2025, assim como no âmbito da COP30 que ocorre por ocasião do 10º aniversário do acordo de Paris, o Fórum organizado pela Business France representa uma etapa importante para estreitar ainda mais os laços entre a França e o Brasil em torno de investimentos e de soluções inovadoras e sustentáveis. A missão da Team France no Brasil, com os nossos parceiros brasileiros, é apoiar empresas na valorização de parcerias estratégicas capazes de acelerar a transição energética e gerar impactos positivos na economia, na sociedade e no meio ambiente em ambos os países", afirma Emmanuel Lenain (foto), Embaixador da França no Brasil.
O encontro prevê ainda a apresentação de soluções inovadoras por empresas francesas e brasileiras, além de espaços de articulação empresarial, como o almoço temático sobre Economia Azul e o coquetel de encerramento.
Sobre a Business France - A Business France é a agência pública que apoia a internacionalização da economia francesa. Ela é responsável pelo desenvolvimento internacional das empresas e suas exportações, bem como pela prospecção e atração de investimentos estrangeiros na França. Promove a atratividade e a imagem econômica da França, suas empresas e seus territórios. Além disso, gere e desenvolve o programa de Voluntariado Internacional em Empresa (VIE). A Business France conta com mais de 1.400 colaboradores localizados na França e em mais de 50 países. Na América Latina, a Business France possui 6 escritórios, cobrindo 9 mercados, com cerca de cinquenta colaboradores.
Sobre a Casa Firjan - A unidade da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) atua como radar de tendências, antecipando inovações que vão impactar mercados e negócios, e desenvolve competências do futuro em profissionais, líderes e gestores com um vasto portfólio de produtos e serviços. A Casa Firjan é um lugar comprometido com a reflexão e a criação de propostas e soluções inovadoras para os desafios da nova economia numa sociedade em constante transformação. Mais do que um espaço físico, é um hub de conteúdo que promove debates e reflexões sobre Inovação, Futuro e Nova Economia.
Programação – Casa Firjan, RJ
• 10h – Abertura oficial
• 10h30 – COP30, França e Brasil: juntos rumo à neutralidade de carbono
• 11h30 – Soberania energética sustentável: inovações francesas e brasileiras
• 12h30 – Pitch das empresas da delegação francesa (Sessão 1)
• 12h45 – Almoço + Keynote Speaker sobre Economia Azul
• 14h45 – Descarbonizar as infraestruturas e a mobilidade do futuro
• 15h45 – "Nova Indústria Brasil" & France 2030: rumo a uma reindustrialização verde
• 16h45 – Pitch das empresas da delegação francesa (Sessão 2)
• 17h – Saúde, transição ecológica e equidade de acesso – Parceria franco[1]brasileira por um futuro de saúde sustentável
• 18h – Encerramento.
Fale Conosco