Transição Energética

Fórum Nordeste 2025 discute energias renováveis, sustentabilidade e descarbonização na transição energética brasileira

Redação TN Petróleo/Assessoria
25/08/2025 13:29
Fórum Nordeste 2025 discute energias renováveis, sustentabilidade e descarbonização na transição energética brasileira Imagem: Divulgação Visualizações: 2094

A transição energética brasileira estará no centro do debate no dia 1º de setembro, durante a 14ª edição do Fórum Nordeste, promovido pelo Grupo EQM, no Recife. Reunindo especialistas, empresários e lideranças políticas, o evento discutirá os desafios e oportunidades das energias renováveis, sustentabilidade e descarbonização da economia, alinhando-se ao cenário global com a aproximação da COP30, que será realizada em novembro no Brasil.

O Mirante do Paço, no Bairro do Recife, será o palco da conferência, que também terá transmissão ao vivo pelo canal da Folha de Pernambuco no YouTube. Com seis painéis conduzidos por especialistas renomados, a programação 2025 vai debater, além das energias renováveis no contexto da transição energética, temas relacionados à sustentabilidade e à descarbonização da economia.

Para o presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro, manter o Fórum Nordeste como espaço de diálogo contínuo sobre energias renováveis é fundamental para fortalecer o debate sobre o futuro econômico e ambiental do país. "Este será o fórum mais importante de todos, em um momento de perturbação geopolítica mundial, onde economia, política e ideologia se entrelaçam. Ao discutirmos transição energética, bioenergia e economia de baixo carbono, estamos definindo uma agenda para um mundo melhor e mais limpo", afirmou.

A edição de 2025 ganha ainda mais relevância em ano de COP no Brasil: a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) será realizada em Belém (PA), em novembro, atraindo mais de 40 mil visitantes, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). "O Fórum Nordeste antecipa essas discussões, apresentando boas práticas, projetos e ações efetivas com abordagens econômicas, políticas e ambientais", destaca Mariana Costa, vice-presidente da Folha de Pernambuco.

Joanna Costa, diretora de Marketing do Grupo EQM, destaca que a programação deste ano traz painéis especialmente alinhados com as demandas e novidades atuais do setor. O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool em Pernambuco (Sindaçúcar-PE) e executivo da Novabio, Renato Cunha, ressalta a importância do Fórum como plataforma de debate sobre o setor sucroenergético e sua contribuição para a economia sustentável do Nordeste e do Brasil: "Vamos ampliar a discussão além do açúcar, focando no etanol e biomassa como energias essenciais para a transição da matriz energética."

A programação abre com um painel dedicado à COP30 e sua ligação com a nova política tarifária dos Estados Unidos, um tema de impacto econômico e social para o Brasil. O embaixador André Aranha Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores e presidente da COP30, será o palestrante principal com depoimento especial em vídeo. A mediação será de Renato Cunha, com participação de Evandro Herrera Bertone Gussi (presidente da UNICA), Jacyr Costa Filho (presidente do COSAG/FIESP) e Mário Campos Filho (presidente da Bioenergia Brasil e SIAMIG-MG).

Outro painel de destaque trará o debate "Combustível do Futuro: Caminhos da Bioenergia para atender aos Compromissos Climáticos", com palestra de Pietro Adamo Sampaio Mendes, secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, e mediação de Pedro Robério de Melo Nogueira, presidente do Sindaçúcar-AL. O painel contará também com Henrique Araújo, diretor de Relações Institucionais da Copersucar; Igor Calvet, Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), e Luciano Rodrigues, diretor de Inteligência Setorial da União da Indústria da Cana-de-açúcar e Bioenergia (UNICA).

O quarto painel, "Quo Vadis: Rumos do Setor Energético do Brasil", será comandado por Plínio Nastari, presidente e CEO da Datagro Consultoria, mediado por Eduardo de Queiroz Monteiro, e terá a participação de Amaury Pekelman, presidente da Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul); Amanda Gondim, pesquisadora da UFRN e coordenadora da RBQAV (especialista em Combustíveis Sustentáveis e Monitoramento Ambiental); Rafael Ceconello, diretor de Assuntos Regulatórios e Governamentais Toyota no Brasil, e José Bolivar Melo Neto, diretor da Japungu Agroindustrial. Juntos, vão analisar os desafios e perspectivas do setor.

O Fórum Nordeste 2025 contará ainda com os painéis Banco do Nordeste; Multissetorial da Transição Energética - explorando combustíveis para aviação, biometano e combustíveis marítimos, fechando com o Overview da produção de etanol de milho no Brasil.

Idealizador do evento, Eduardo Monteiro enxerga o Fórum como um encontro estratégico e necessário para a troca de experiências e construção de soluções para a bioindústria canavieira e a economia da região: "Nosso objetivo é reunir líderes e pesquisadores para enfrentar os desafios e promover a inovação no setor".

Serviço
Fórum Nordeste 2025
Data e local - 1⁰ de setembro no Mirante do Paço – Rua Tv. do Amorim, 75 - 4º andar – Bairro do Recife – PE (no terraço rooftop do estacionamento adjacente ao Shopping Paço Alfândega)

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.