Certificação

FPSO Bacalhau é primeiro no mundo a receber a notação DNV Abate

Redação TN Petróleo/Assessoria MODEC
18/07/2024 14:00
FPSO Bacalhau é primeiro no mundo a receber a notação DNV Abate Imagem: Divulgação Visualizações: 3275

A MODEC tem o prazer de anunciar que o FPSO Bacalhau recebeu a Aprovação em Princípio (AiP) para a Notação Abate da sociedade de classificação DNV, tornando-o o primeiro FPSO novo construído no mundo a obter este prestigioso reconhecimento.

Neste projeto, uma avaliação abrangente da redução de emissões de gases de efeito estufa no FPSO Bacalhau foi conduzida de acordo com as diretrizes da DNV *1 . A notação Abate exige um gerenciamento rigoroso dos sistemas de emissão (semelhante aos requisitos de Gerenciamento de Energia ISO 50001) e a implementação de medidas substanciais de redução a bordo para evitar queima não emergencial e otimizar a eficiência da geração de energia/calor. Essas medidas posicionaram o FPSO Bacalhau na vanguarda da indústria para as menores emissões de carbono por barril de petróleo produzido.

A MODEC reconhece especialmente a Equinor ASA, a cliente final do projeto FPSO Bacalhau, por ter a visão e a disposição de iniciar muitos dos requisitos técnicos incorporados ao FPSO Bacalhau, o que resultou em um FPSO ecologicamente correto.

O prêmio foi entregue ao Sr. Eric Powell, vice-presidente e diretor de operações da MODEC Singapore, pelo Sr. Torgeir Sterri, diretor de classificação offshore da DNV, durante a reunião do Comitê Offshore Regional (ROC) da DNV realizada em 30 de maio de 2024.

A reunião do DNV ROC serve como uma plataforma para executivos seniores na região se envolverem em discussões estratégicas sobre desafios comuns da indústria, compartilhar conhecimento e insights sobre várias questões críticas de negócios e explorar oportunidades decorrentes de desenvolvimentos tecnológicos para moldar o futuro da indústria offshore. O evento teve ampla participação de especialistas e alta gerência de grandes petrolíferas, contratantes de EPC e proprietários de frotas.

“Receber a notação DNV Abate é uma afirmação do nosso comprometimento com o desenvolvimento de um futuro sustentável. Fazemos a nossa parte na mitigação das mudanças climáticas minimizando gases de efeito estufa e outras emissões em nossas operações comerciais e cadeia de suprimentos, e desenvolvendo soluções de energia limpa para atingir metas globais”, diz Eric Powell.

Este marco representa um passo significativo em direção às ambiciosas metas de descarbonização da MODEC. A MODEC aspira continuar nossas contribuições para um fornecimento de energia estável e sustentável por meio de suas atividades comerciais, incluindo engenharia de projeto, aquisição, construção e instalação (EPCI), relacionamentos da cadeia de suprimentos e, finalmente, a fase de operação.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Setor Naval
A indústria naval voltou a movimentar o Brasil. E isso i...
24/07/26
Royalties
Valores referentes à produção de maio foram distribuídos...
23/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
Navegação
CMA CGM, Copersucar e Bunker One realizam primeiro abast...
13/07/26
Internacional
Guerra, petróleo e dólar: como as oscilações globais imp...
13/07/26
Construção Naval
Estaleiro Rio Grande recebe 11 mil toneladas de aço para...
10/07/26
Apoio Offshore
Porto do Açu investe em gestão hídrica para impulsionar ...
09/07/26
Bacia de Pelotas
TGS inicia, em agosto, janela ambiental para proteção da...
07/07/26
Posicionamento IBP
Mudança do instrumento não corrige as ilegalidades do Im...
07/07/26
Pessoas
Com nova comissão especial, OAB-RJ junta esforços pelo r...
07/07/26
Logística
Vast Infraestrutura e Petrobras reforçam parceria e assi...
06/07/26
Transpetro
Transpetro realiza primeiro abastecimento da frota com c...
06/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.