Pré-sal

FPSO Carioca segue para o campo de Sépia, no pré-sal da Bacia de Santos

Redação TN Petróleo/Assessoria
05/07/2021 12:28
FPSO Carioca segue para o campo de Sépia, no pré-sal da Bacia de Santos Imagem: Cortesia Modec Visualizações: 2068

DivulgaçãoO FPSO Carioca MV30, maior plataforma já construída para operar no offshore brasileiro, iniciou neste fim de semana a sua navegação rumo ao Campo de Sépia, no pré-sal da Bacia de Santos, localizado a 250 quilômetros da costa do estado do Rio de Janeiro. A unidade – construída e operada pela MODEC e afretada à Petrobras – será capaz de processar diariamente 180 mil barris de petróleo bruto (bpd) e 6 milhões de metros cúbicos de gás, além de armazenar 1,4 milhão de barris de petróleo. O início da produção da unidade está previsto para agosto.

A plataforma chegou ao Brasil em fevereiro deste ano para finalizar sua construção. As atividades conduzidas em Angra dos Reis (RJ) envolveram mais de 600 profissionais e incluíram a construção e instalação do flare do navio, bem como atividades de integração dos módulos de produção e comissionamento. A MODEC será responsável pela operação e manutenção da plataforma por 21 anos.

“A finalização da construção do FPSO Carioca MV30 em Angra dos Reis é um importante marco para o projeto, que agora entrará na fase final de comissionamento antes da entrada em operação. Desenvolver a maior plataforma a operar no país é motivo de muito orgulho para a MODEC”, afirma o gerente do projeto, Rafael Fumis. “Esta é a nossa 11ª parceria com a Petrobras e a integração entre nossos times foi fundamental para desenvolver uma plataforma que consolida mais de uma década de aprendizado no pré-sal brasileiro”.

O FPSO Carioca MV30 é a 13ª plataforma já desenvolvida pela MODEC para o offshore brasileiro. Hoje, a companhia opera 10 unidades no Brasil e possui outras quatro unidades em construção para o país: FPSO Guanabara MV31, FPSO Almirante Barroso MV32, FPSO Anita Garibaldi MV33 e o FPSO destinado ao campo de Bacalhau.

Divulgação

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
ANP recebe mais um equipamento que detecta teor de biodi...
10/10/25
Petrobras
Investimentos de R$ 2,6 bilhões na Bahia são anunciados ...
10/10/25
Petrobras
O supercomputador Harpia entra em operação
10/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
ROG.e
IBP lança nova ROG.e: maior festival de energia do planeta
09/10/25
Biometano
Cedro e Gás Verde inovam com a descarbonização da logíst...
09/10/25
Energia Elétrica
CCEE conclui liquidação do Mercado de Curto Prazo do Set...
08/10/25
IBP
Posicionamento - Proposta de elevação da alíquota do Fun...
08/10/25
OTC Brasil 2025
Valmet eleva confiabilidade e segurança em plataformas o...
08/10/25
Petrobras
Revap inicia produção de asfalto com conteúdo renovável ...
08/10/25
Pré-Sal
CNPE fixa valor mínimo de R$ 10,2 bilhões para Áreas Não...
07/10/25
Gás Natural
Petrobras realiza primeira importação de gás natural da ...
07/10/25
Petrobras
Novas embarcações de apoio a sistemas submarinos serão c...
07/10/25
Combustíveis
Cepea/Esalq: etanol anidro sobe 0,17% e hidratado recua ...
06/10/25
Pré-Sal
FPSO P-91 que será instalado no campo de Búzios tem cont...
03/10/25
Resultado
BRAVA Energia alcança recorde de produção no terceiro tr...
03/10/25
Oportunidade
Firjan SENAI SESI lança programa de empregabilidade para...
03/10/25
Sustentabilidade
Amazon Brasil e Petrobras anunciam iniciativa de colabor...
02/10/25
Etanol
Ampliar o consumo doméstico de etanol: desafio essencial...
01/10/25
Negócio
Vallourec conquista pedido com a Petrobras para o SUBMAG...
01/10/25
Pré-Sal
Vindo do Estaleiro Benoi, em Singapura o FPSO P-78 chega...
01/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23