Bacia de Campos

FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes MV29 completa seis anos de eficiência operacional

A plataforma operada pela MODEC comemora o marco de extração do primeiro petróleo, acumulando mais de 177 milhões de barris produzidos desde o início da operação.

Redação TN Petróleo/Assessoria
08/07/2024 10:18
FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes MV29 completa seis anos de eficiência operacional Imagem: Cortesia Modec Visualizações: 181 (0) (0) (0) (0)

Em junho de 2024, o FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes MV29 celebrou seis anos desde que produziu o primeiro óleo nos Campos de Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça da Bacia de Campos. O início dessa operação representou um novo momento para a MODEC, devido à capacidade de produção, ao peso (108,7 mil toneladas) e ao tamanho (335 metros de comprimento) em comparação aos outros navios em operação na época. Em seu primeiro ano, a plataforma alcançou a marca de 99.42% de eficiência operacional, se tornando, até hoje, exemplo para toda a frota. 

Atracado a aproximadamente 125 km de Macaé (RJ), em lâmina d'água de 765 m, desde o início da operação, em 2018, o FPSO Cidades de Campos dos Goytacazes MV29 produziu mais de 177 milhões de barris de petróleo, uma média de 83 mil barris por dia no período. Segundo ranking da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), atualmente o navio é o segundo maior produtor da Bacia de Campos, figurando entre os 30 maiores produtores do Brasil. O MV29 foi o 12º FPSO entregue ao mercado brasileiro e consolida a posição de liderança da MODEC no Brasil, em seus 20 anos de atuação no país. Atualmente, a empresa conta com 13 plataformas em operação, dois FPSOs em construção, que chegarão em águas brasileiras até 2027, e outro em fase de desenvolvimento da engenharia.

“Em junho, comemoramos com orgulho o marco de seis anos do FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes MV29! Nossa dedicação, competência e trabalho árduo são a base deste sucesso contínuo. O MV29 foi um divisor de águas na indústria, com sua capacidade de processar 150 mil barris de petróleo por dia, 5 milhões de metros cúbicos de compressão de gás/dia e de armazenar 1,6 milhões de barris de óleo bruto. O MV29 também foi o ponto de partida de novas tecnologias rumo a uma maior eficiência operacional”, celebrou Carlos Cunha, Gerente de Operações do FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes MV29.

Em 2020, a plataforma foi reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial, como referência global na aplicação de tecnologias digitais em instalações industriais. Por meio de mais de 10 mil sensores instalados e uso estratégico de dados, foi possível impulsionar a eficiência operacional, realizando manutenção preditiva, e reduzir em 65% o tempo de inatividade na plataforma.

Prata da casa

A MODEC tem como premissa desenvolver e valorizar seus empregados com programas como o Next Challenge, de mapeamento de talentos e recrutamento interno, e o FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes MV29 é um exemplo disso. Atualmente com 160 profissionais, a plataforma iniciou as operações já com 73% de empregados transferidos de outras unidades da empresa. Essa é uma das formas que a MODEC tem de valorizar a própria equipe, gerando oportunidades internas, promovendo talentos e garantindo que sua cultura, seus valores e processos sejam incorporados da melhor forma e com menor tempo em novas unidades.

“Iniciar uma nova operação é sempre um desafio, mas contar com uma equipe especialista e com experiência em outras embarcações é a chave para o sucesso operacional de um FPSO. É importantíssimo estimular essa transferência e aproveitamento de talentos entre as operações. O resultado é excelência operacional, com segurança sempre em primeiro lugar” explica Carlos Cunha.

Sobre a MODEC   - A MODEC é líder global no segmento de construção, afretamento e operação de plataformas para produção de óleo e gás e possui mais de 50 anos de história. Há mais de duas décadas em mares brasileiros, a MODEC opera 13 plataformas de Petróleo e Gás, possui outras duas unidades em construção para o país e mais um FPSO em fase de desenvolvimento de engenharia. São mais de 3,2 mil empregados atuando no Brasil. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Certificação
FPSO Bacalhau é primeiro no mundo a receber a notação DN...
18/07/24
Certificação
Porto do Açu Operações recebe certificação internacional...
18/07/24
Portos
Planejamento e alocação de recursos são fundamentais par...
18/07/24
Apoio Marítimo
Nova Offshore recebe nova balsa para fornecimento de com...
17/07/24
Leilão
PPSA habilita dez empresas para disputar o 4º Leilão de ...
17/07/24
Portos
Log-In Logística Integrada desenvolve programa para mini...
16/07/24
Reparo naval
Metalock Brasil realiza reparos estruturais em navio pet...
16/07/24
Terminais
ATP realiza live sobre cibersegurança nos terminais port...
16/07/24
PPSA
Com 56 mil bpd, parcela de petróleo da União é recorde n...
16/07/24
Resultado
Movimento do primeiro semestre do Porto de Imbituba aume...
15/07/24
PPSA
Novas previsões de volumes para o 4º Leilão da União
11/07/24
Estaleiro
Protocolo de intenções assinado entre Governo da Bahia e...
11/07/24
Offshore
Oil States conquista novo contrato com a Petrobras
10/07/24
Logística
Omni Táxi Aéreo e Petrobras celebram feito histórico na ...
10/07/24
Logística
Para atender a Transpetro, Petrobras retoma contratações...
09/07/24
Oleoduto
Transpetro conclui construção de um novo trecho do Oleod...
08/07/24
Rebocador
Wilson Sons inicia operação do WS Dorado, quinto rebocad...
08/07/24
Bacia de Campos
FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes MV29 completa seis ...
08/07/24
Resultado
Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) bate recorde e ap...
08/07/24
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 da MODEC lidera a produção de óleo e...
04/07/24
Transpetro
Transpetro realiza operação inédita de transbordo com pe...
03/07/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.