Espírito Santo

FPSO Cidade de Vitória entra em operação no campo de Golfinho

<P>A entrada em operação do FPSO Cidade de Vitória consolida o Espírito Santo como segundo produtor de petróleo e de gás do Brasil. Até 2010, o estado se tornará o maior fornecedor nacional de gás com uma produção de 20 milhões de metros cúbicos/dia. Já em relação ao petróleo, a Pet...

Assessoria Governo do ES
14/11/2007 00:00
Visualizações: 2565 (0) (0) (0) (1)

A entrada em operação do FPSO Cidade de Vitória consolida o Espírito Santo como segundo produtor de petróleo e de gás do Brasil. Até 2010, o estado se tornará o maior fornecedor nacional de gás com uma produção de 20 milhões de metros cúbicos/dia. Já em relação ao petróleo, a Petrobras estima uma produção em território capixaba de aproximadamente 500 mil barris/dia nos próximos cinco anos.

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, que participará da solenidade de inauguração do FPSO Cidade de Vitória, ao lado do diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, ressalta ainda que a entrada em operação do navio-plataforma será fundamental na solução para a grave crise de abastecimento de gás natural que afeta o país, já que o estado praticamente dobrará a produção nacional.

“Os investimentos que estamos fazendo no Espírito Santo vão possibilitar que já a partir de 2008 nossa produção chegue a 20 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, um volume extremamente significativo”, destaca o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli. A empresa espera aumentar para 40 milhões de metros cúbicos diários a produção nacional de gás, principalmente com a exploração da bacia do Espírito Santo.

Exploração de mega jazida começa no Espírito Santo

Além do gás, o Espírito Santo também tem motivos para comemorar no setor de petróleo. Na última semana, a Petrobras anunciou a descoberta de uma mega reserva que abrange as Bacias do Espírito Santo, Campos e Santos. Guilherme Estrella afirmou que o primeiro destes poços a entrar em produção está localizado no Espírito Santo e tem previsão de início de operação em 2009. No estado, os campos de Jubarte e Cachalote, no Parque das Baleias, litoral Sul, serão explorados primeiro.

 “A exploração desta reserva anunciada pela Petrobras começará pelo Espírito Santo devido a algumas vantagens importantes. Nossos campos estão mais próximos do litoral, a profundidade dos poços e a lâmina d'água são menores, assim como a camada de pré-sal, além de contarmos com uma infra-estrutura já instalada”, observa o governador Hartung.


FPSO Cidade de Vitória

O FPSO Cidade de Vitória está ancorado em lâmina d’água de 1.386 metros e opera o Módulo II do campo de Golfinho, cuja reserva estimada é de 450 milhões de barris de óleo leve, considerado o mais nobre. Quatro poços produtores de óleo, dois produtores de gás – sendo um do campo de Canapu – e três injetores de água, serão interligados ao navio-plataforma.

Fretado pela Petrobras junto à Saipem, foi convertido do petroleiro Margaux em Dubai, nos Emirados Árabes, e possui 337,6 metros de comprimento. Sua produção de petróleo será transferida por meio de navios aliviadores para as refinarias da Petrobras e a de gás será direcionada para a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), em Linhares.

Investimentos

O Espírito Santo recebe atualmente o segundo maior volume de investimentos da Petrobras -
US$ 6 bilhões entre 2006 e 2010 (dos quais US$ 5 bilhões para exploração e produção de petróleo e gás). Além da exploração de novas áreas em terra e no mar e do desenvolvimento da produção do chamado Parque das Baleias e de Golfinho, há projetos de infra-estrutura como a unidade de processamento de GLP, gasodutos, unidades de tratamento de gás, um porto de apoio offshore, em Ubú, litoral Sul do Estado, e a nova sede administrativa da Petrobras no Estado, além de projetos de pesquisa em conjunto com a Universidade Federal  do Espírito Santo, especialmente na área de óleo pesado.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Mossoró Oil & Gas Expo
Sebrae lança ferramenta que promete ‘match’ entre negóci...
26/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Sistema FIERN participa da Mossoró Oil & Gas com estande...
26/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
BRAVA Energia é destaque nos três dias de programação da...
26/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Workshop da ANP sobre segurança operacional em instalaçõ...
26/11/24
Energia Elétrica
Consumo de energia avança 2,1% em outubro, segundo CCEE
26/11/24
Sustentabilidade
Nova matéria-prima para combustível sustentável de aviaç...
26/11/24
Startups
NAVE ANP recebeu mais de 300 inscrições
26/11/24
Negócio
Enaex Brasil é reconhecida como líder em governança corp...
26/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Mossoró sedia maior evento nacional com foco no setor de...
25/11/24
Mossoró Oil & Gas Expo
Mossoró Oil & Gas Energy começa amanhã (26)
25/11/24
Internacional
Na Inglaterra, ORPLANA destaca o futuro da cana-de-açúca...
25/11/24
Firjan
Na Firjan, Petrobras lança planos Estratégico 2050 e de ...
25/11/24
Royalties
Valores referentes à produção de setembro para contratos...
25/11/24
Evento
Subsea Symposium - Nas águas profundas da tecnologia
25/11/24
Termelétrica
Flash Energy fecha contrato de compra de energia do Merc...
25/11/24
Seminário
IBP promove seminário sobre reforma tributária no setor ...
25/11/24
Etanol
Hidratado fecha a semana praticamente estável e anidro v...
25/11/24
PE 2025-2029
Plano de Negócios 2025-2029 da Petrobras é apresentado c...
22/11/24
Bacia de Campos
Porto do Açu recebe P-26 para suporte a Reciclagem Verde
22/11/24
Gasolina
ANP publica painel dinâmico com dados de qualidade da ga...
22/11/24
Apoio
OceanPact apoia Mubadala Brazil SailGP Team, liderado pe...
22/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21